Jovens empreendedores falam sobre associativismo na Acib

Jovens empreendedores falam sobre associativismo na Acib
Foto: Divulgação

Friday, 27 September 2019

O propósito dos núcleos empresariais da Acib é trocar experiências, identificar oportunidades e desafios comuns para buscar, conjuntamente, as soluções mais eficientes.

Para comemorar os 20 anos de atuação, a Acib Jovem promoveu evento nesta quarta-feira (18) para falar sobre a importância do associativismo e o networking nos negócios. A programação teve um painel com Giancarlo Kohler, da SouHub; o vice-presidente do Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC) João Adriano Philips e o vice-presidente da regional Vale do Itajaí, Junior Gama. 

“Networking é abrir os seus olhos para a região. É ser lembrado e fomentar a sua marca”, destacou Kohler. “Às vezes, sozinhos, a gente não consegue fazer negócios, precisa da ajuda de alguém e aqui na Acib isso é possível”, salientou o empreendedor, reforçando a importância do associativismo.

Gama contou sobre sua trajetória profissional, destacando também o papel do associativismo para os resultados positivos em sua história de empreendedorismo. “As muitas vezes que eu falhei é porque eu estava sozinho. Não tinha essa troca de experiência proporcionada nas Associações Empresariais”, destacou o vice-presidente da regional Vale do Itajaí. 

Para finalizar, o vice-presidente do Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC) João Adriano Philips comentou sobre o papel da entidade. “As oportunidades surgem na proporção que você se dedica e a palavra-chave do Cejesc é oportunidade”, destacou Phillipps. 

Núcleos Empresariais

O propósito dos núcleos empresariais da Acib é trocar experiências, identificar oportunidades e desafios comuns para buscar, conjuntamente, as soluções mais eficientes. A ideia dos Núcleos Empresariais surgiu em 1991 por meio de um projeto de cooperação entre três associações (Blumenau, Joinville e Brusque) e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera. Desde a implantação, o projeto se consolidou como um eficiente meio de fortalecer diferentes setores da economia, além de cultivar o empreendedorismo nas empresas associadas. 

Formado por jovens empreendedores dos mais diversos segmentos que trabalham pelo crescimento profissional e pessoal, o núcleo Acib Jovem tem como principal objetivo estimular o empreendedorismo e o associativismo entre os mais jovens para perpetuar a missão da Acib de ajudar no desenvolvimento econômico da cidade. O grupo tem 21 empresas nucleadas e promove eventos para incentivar o aprendizado e a troca de experiências entre as empresas associadas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE