Debate reúne deficientes auditivos em Blumenau

Debate reúne deficientes auditivos em Blumenau
Foto: Divulgação

Monday, 30 September 2019

Encontro teve como tema “Suas mãos podem falar em silêncio”.

Falar em silêncio. À primeira vista a frase pode até soar estranha, mas faz todo o sentido para as mais de 80 pessoas que participaram na última quarta-feira, 25, de um encontro para deficientes auditivos sediado pela Câmara de Vereadores de Blumenau.

O objetivo foi justamente buscar um espaço onde a comunidade surda pudesse se expressar e garantir ações de acessibilidade. O grupo discutiu ainda a importância da implantação de uma central de intérprete de Libras, facilitando a comunicação tanto no setor público quanto no privado.

Daiane Mantoanelli, que participa do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiencia (CONAD), esteve no encontro e elogiou a iniciativa, uma das primeiras oportunidades de debater o tema na cidade: "Parabenizo pelo protagonismo e organização do segmento das pessoas surdas de Blumenau. Com certeza essa luta terá muitas recompensas. É importante somarmos esforços coletivos para garantir a aplicabilidade da Lei Brasileira de Inclusão no que se refere aos direitos das pessoas com essa deficiência".

Em Blumenau, a estimativa é de mais de 7,5 mil pessoas possuam deficiência auditiva. Neste âmbito, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Lanzarim destaca o trabalho realizado pelas entidades e reconhece que é possível avançar no que diz respeito ao atendimento e suporte para facilitar o diálogo. “Tanto a Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu) quanto a Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) realizam um trabalho excepcional no apoio ao desenvolvimento e a adaptação das pessoas com deficiência na comunidade. Mas ainda temos um caminho longo no quesito acessibilidade, que precisa e deve evoluir. Até por isso pensamos neste encontro”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE