SC fica em 2º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

SC fica em 2º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados
Foto: Divulgação

Tuesday, 22 October 2019

A colocação aconteceu pelo terceiro ano consecutivo.

Santa Catarina ficou em 2º lugar na edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP - Liderança Pública com o intuito de prover diagnósticos sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública. O bom desempenho foi puxado, principalmente, pela liderança nos pilares de Sustentabilidade Social e Segurança Pública, e pela 3ª colocação em Infraestrutura e Inovação.
De acordo com a análise feita pelo CLP - Liderança Pública, Santa Catarina conta com um conjunto de fatores positivos que favorecem o seu desenvolvimento, garantindo a segunda colocação pelo terceiro ano consecutivo.
Dentre esses fatores, destacam-se um baixo número de famílias abaixo da linha da pobreza, baixo índice de desigualdade de renda e de mortalidade na infância no estado, além da alta acessibilidade dos habitantes a serviços de telecomunicações, baixo custo dos combustíveis e energia elétrica barata e com boa qualidade provida aos cidadãos.
No pilar de Segurança Pública, Santa Catarina tem o menor déficit carcerário do Brasil e uma das mais baixas taxas de mortes violentas intencionais: são 13,26 óbitos por 100 mil habitantes. O número de presos sem condenação do estado também é baixo quando comparado ao resto do Brasil.
Em outros pilares, como Capital Humano e Sustentabilidade Ambiental, o estado teve pequena queda. Do 5° lugar para o 7° no primeiro, e do 8° para o 10° no segundo.
No entanto, o estado também enfrenta desafios, como no pilar de Solidez Fiscal, onde ele caiu sete posições, de 9º para 16º. Analisando a fundo este pilar, notamos que o estado tem um déficit nominal elevado, com uma baixa solvência fiscal. Além disso, SC também acabou perdendo sua capacidade de investimento, saindo da 7ª posição para a 13ª.
Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: www.rankingdecompetitividade.org.br/

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE