Retrospectiva 2022: Blumenau, Brasil e Mundo
Foto: DivulgaçãoMonday, 02 January 2023
Repleto de mortes de celebridades, desastres naturais, crimes sexuais e até uma guerra, a única coisa que salvou o ano foi o recuo da pandemia de Covid-19.
O ano de 2022 foi, em geral, um período de muitas tragédias, crimes e perdas. A pandemia recuou – é verdade – mas foram poucas boas notícias se comparadas com a proporção das notícias ruins. Abaixo, vamos relembrar os principais acontecimentos no ano.
Janeiro
No dia 5 daquele mês, um tornado passou por Timbó causando muitos estragos. No mesmo dia a Sommerfest foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19.
Rochas desabam sobre lanchas na cidade mineira de Capitólio, deixando oito mortos e 32 feridos. Assim encerrou-se o dia 8.
Em 11 de janeiro, o comediante Batoré. Ele lutava contra o câncer.
O retorno das aulas presenciais é autorizado no dia 13 em todo o território catarinense. Depois de um longo período de ensino remoto, os alunos enfim voltaram às salas de aula.
A diva da MPB Elza Soares faleceu aos 91 anos em 20 de janeiro. Ele vivia uma nova – e grande fase – em sua carreira e um disco póstumo foi lançado, de grande qualidade.
Falece o ideólogo bolsonarista Olavo de Carvalho. A causa de sua morte foi insuficiência respiratória aguda. Especula-se covid, doença que ele afirmou não existir reiteradas vezes.
Fevereiro
O mês começa com polêmica. Em um episódio do Flow Podcast, o apresentador Monark debatia ideologias com o deputado Kim Kataguiri quando afirmou que achava que não deveria ser proibida a existência de um partido nazista. A afirmação é parte de sua tese de liberdade irrestrita de expressão. Os dois envolvidos foram massacrados pela opinião pública e Monark acabou sendo desligado do projeto que ele mesmo criou. A contenda ocorreu dia 9.
Em plena tensão militar entre Rússia e Ucrânia, o então presidente Jair Bolsonaro encontra Putin para conversar sobre parceria econômica internacional. A ação foi extremamente mal avaliada pela maior parte dos analistas de Política Internacional. Aconteceu dia 14.
Em 15 de fevereiro morre o cineasta Arnaldo Jabor, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).
No mesmo dia um terrível deslizamento ocorreu em Petrópolis (RJ). Foram mais de 250 desbarrancamentos só no primeiro dia. Mais de 100 pessoas morreram.
No dia 21, a nova Praça Dr. Blumenau – em frente à Flamingo – foi entregue à comunidade. Pouco tempo depois a cervejaria Patagônia começaria a funcionar no local.
Já em 24 finalmente inicia a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Março
No dia 7 a prefeitura entregou a Ligação Velha/Garcia. A obra é aguardada pela comunidade desde os anos 80. Contudo, o que foi entregue é pouco mais do que uma viela ligando os dois bairros. É uma obra, de fato. Mas passa muito longe de ser uma grande conquista. É, no máximo, um pequeno progresso. Decepcionante.
Um personal trainer espanca um mendigo que fazia sexo com sua esposa no carro dela. O caso criou grande comoção, o mendigo – Givaldo – virou figura pública e chegou a fazer propaganda de investimento financeiro. Depois ficou-se sabendo que a moça tinha um transtorno mental e que ele provavelmente entendeu isso. Logo, foi estupro. O morador de rua, por sua vez, já tinha considerável ficha criminal e hoje voltou a morar nas ruas. Foi dia 10.
No mesmo dia, as empresas de telemarketing passam a ser obrigadas a usar o prefixo 3030.
Em 13 de março o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em todo o território catarinense. Instituições de saúde ainda exigiriam seu uso por alguns meses, compreensivelmente.
No dia 18 um caminhão do Exército parte de um comboio militar caiu de uma ribanceira no Progresso. Dois soldados morreram e alguns ficaram feridos no momento.
No mesmo dia, o ministro Alexandre de Moraes bloqueou o Telegram no Brasil.
Abril
Logo no começo do mês, dia 2, morre o ex-secretário de Obras Paulo França. Membro da executiva estadual do MDB, ele já foi candidato a prefeito e também lutava contra o câncer.
Dia 4 amanheceu menos animado. Isso porque o programa infantil ‘Bom Dia e Companhia’ do SBT acabou, depois de 28 anos no ar. Desde que o governo Dilma proibiu as propagandas de brinquedo na televisão aberta, os programas do gênero foram terminando. No entanto especula-se que a derrocada da atração teria ocorrido por conta da incapacidade da apresentadora Silvia Abravanel, filha de Silvio Santo, que traz longo histórico de desavença atrás e na frente das câmeras.
Dia 26 de abril a Renal Vida é inaugurada, após muitos anos de espera.
Maio
O influencer catarinense Jesse Koz e seu cachorrinho Shurastey falecem em um acidente de carro enquanto viajavam pela Redwood Highway, no Oregon (Estados Unidos da América). A morte causou grande comoção e a biografia da dupla figurou entre os mais vendidos. A tragédia ocorreu em 25 de maio.
Dia 30 morre o ator Milton Gonçalves, imortal por seus papais e pelo carinho com o qual era referido por quem o conhecia. Ele enfrentava problemas de saúde em decorrência de um AVC.
Junho
O mês começa com uma reviravolta. Em 1º de junho o ator Johnny Depp vence a ação movida por sua ex-esposa Amber Heard, que o acusava de agressão. Com diversas provas (como áudios) e testemunhas, Depp provou que era inocente e, ela, desequilibrada.
No dia 8 surge o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil.
Julho
Dia 8 um incêndio nas dependências da empresa Mormaii destrói o prédio do Celeiro do Vale, na Itoupavazinha. O local era ponto de referência no local e, para mim, também relembra meu primeiro emprego com carteira assinada. Realmente uma lástima.
O médico Giovanni Quintella Bezerra é preso no dia 12. O desgraçado estuprou uma grávida anestesiada. Foi preso em Bangu onde, com a graça de Deus, virou mulher de vários presos.
Já no dia 14 viralizou o caso de uma garotinha de 11 anos que buscava fazer um aborto depois de engravidar ao ser estuprada. O acontecimento trágico gerou até uma CPI. A juíza e a promotora que viralizaram tentando manipular a garota a não fazer o aborto foram investigadas.
Na Rússia, um robô enxadrista quebrou o braço de uma criança. Pode ser um caso isolado e nada significar, mas foi o primeiro episódio de ataque robótico contra humano.
E, fechando o mês, no dia 27 a FIESC aceitou a municipalização do SESI de Blumenau.
Agosto
Dia 5, o apresentador Jô Soares faleceu, aos 84 anos. Quatro meses depois do falecimento, divulgou-se que a causa da morte teria sido por complicações em decorrência à obesidade.
Quinze dias depois foi a vez da atriz e comediante Cláudia Jimenez falecer.
Setembro
No oitavo dia do décimo mês do ano, quem nos deixou foi a icônica Elizabeth II, a incomparável rainha da Inglaterra. Em 2 de julho ela havia comemorada seu jubileu de platina e pouco tempo atrás ela havia perdido seu marido.Seu filho, o agora rei Charles III, assumiu seu lugar.
Em 14 de setembro um deslizamento atingiu a Rede Feminina do Combate ao Câncer, que funcionava a décadas na Rua Itajaí. A instituição foi realocada para a Renal Vidal e o prédio foi demolido.
Um dia depois a cozinha do CIC Blumenau pegou fogo. Não houve feridos.
Outubro
O mês abre com o primeiro turno das eleições, que trouxe como vencedores para nossa região Ivan Naatz (PL), Napoleão Bernardes (PSD), Egídio Ferrari (PTB) e Marcos da Rosa (União), além de Ana Paula Lima (PT) e Ismael dos Santos (PSD). O então governador Carlos Moisés (Republicanos) sequer consegue se impulsionar para o segundo turno.
Dia 24 a jovem Joice Prochnow é eleita rainha da 38ª Oktoberfest.
No mesmo dia, o ex-deputado e ex-presidiário Roberto Jefferson dispara armas de grosso calibre contra policiais. Completamente surtado, ele ataca autoridades e, com isso, depõe justamente contra os seus aliados.
Já no dia 27, o bilionário Elon Musk compra o Twitter por US$ 44 bil. Depois de muita polêmia, o magnata finalizou a negociação. Alguns dias depois, Musk dispensou boa parte dos funcionário - notadamente militantes - e anunciou de forma sutil uma reestruturação da empresa.
Na véspera da eleição, a deputada Carla Zambelli ataca um homem que a insultou portando uma arma de fogo. No vídeo, tiros são ouvidos. Sua burrice foi o último prego na tampa do caixão da eleição de Bolsonaro, que disputava os votos dos indecisos.
No dia seguinte, Lula foi eleito presidente da República. É seu terceiro mandato, uma conquista. Contudo, a pouca distância de Bolsonaro tornam Lula o presidente eleito menos popular da História do Brasil. Em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) se elege governador.
E no mesmo dia caminhoneiros começam a fechar estradas, em um movimento que duraria semanas e criaria grandes transtornos. A protesto era contra a eleição de Lula.
Novembro
Dia 6 foi especial. Guilherme de Pádua – o assassino de Daniela Perez – morre de enfarte.
No dia seguinte, o vereador carioca e youtuber, Gabriel Monteiro – ex-policial militar – é preso por estupro. Ele já havia se envolvido em diversas polêmicas sexuais durante o ano e sua prisão era esperada.
Já no dia 9 faleceu a cantora Gal Costa. Aos 77 anos.
O comediante Roberto Guilherme – o eterno Sargento Pincel dos Trapalhões – faleceu no dia 10. Ele tinha 84 anos e lutava há anos contra o câncer.
Dia 13 Flordelis é condenada a mais de 50 anos de prisão.
Tornando o mês ainda mais triste, no dia 22 o inesquecível tremendão Erasmo Carlos faleceu aos 81 anos combatendo uma síndrome edemigênica, que causa acúmulo de líquido nos tecidos do corpo.
Contudo, no dia 27 a 5G chegou a todas as capitais do Brasil.
Dezembro
O Espaço Cultural Rosenplatz é entregue à população no primeiro dia do mês.
No dia 2 de dezembro o vereador Almir Vieira (PP) é eleito presidente da Câmara Municipal de Blumenau. Foi apenas a coroação previsível de um parlamentar que vem fazendo um grande trabalho.
No sétimo dia do mês, Cristina Kirchner é condenada por corrupção. Ela é vice-presidente da Argentina e um dos maiores expoentes dos Progressismo na América Latina.
Provando que a situação da a esquerda sul-americana não estava boa, o presidente do Peru, Pedro Castillo, foi preso ao tentar fechar o Congresso e dar um golpe de Estado em sua nação. Em apenas um dia, os movimentos socialistas que nos avizinham sofreram dois fortes golpes.
Já no dia 18 a seleção da Argentina derrota a França e se torna tricampeã da Copa do Mundo.
Quase terminando o ano, dia 29, morre Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o rei do futebol. Ele tinha 82 anos e sua saúde já estava completamente debilitada.
E encerrando o amo de forma lúgubre, em 31 de dezembro de 2022 morre o papa emérito Bento XVI, aos 95 anos.