Após seca e fumaça, Manaus tem tempestade de areia

Após seca e fumaça, Manaus tem tempestade de areia
Foto: Divulgação

Monday, 06 November 2023

A tempestade de areia ocorreu na tarde de domingo. Amazonas passa pela pior queimada de sua história.

Na tarde de domingo (05), os moradores de Manaus foram surpreendidos por uma tempestade de areia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a forte tempestade de areia com significativa redução de visibilidade na área urbana da cidade.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a tempestade de areia que ocorreu na capital manauara foi resultado da estiagem severa que há meses afeta o Norte do país como resultado da influência do fenômeno climático El Nino.

Em meio a seca histórica, Amazônia tem recorde de queimadas em outubro

Dados divulgados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que outubro teve o maior número de focos de calor na Amazônia para o mês desde 2008. Ao todo, foram 22.061 focos de calor no bioma, em meio a um cenário de seca histórica na região que vem afetando milhares de pessoas.

O Pará liderou o ranking de focos de calor na Amazônia Legal em outubro, com 41,5% do total, seguido pelo Maranhão (15,6%). Em terceiro lugar está o Amazonas (14,1%), onde a fumaça procedente do alto número de incêndios florestais continua encobrindo partes de Manaus. No último dia 13, a capital decretou estado de mobilização em meio aos ricos à saúde.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE