Prefeitura também tem culpa no aumento dos casos de dengue

Prefeitura também tem culpa no aumento dos casos de dengue
Foto: Divulgação

Tuesday, 16 April 2024

Enquanto fiscaliza residências, comércios, depósitos e terrenos baldios, Poder Público permite que espaços sob sua responsabilidade fiquem abandonados, relegados a criadouros de dengue.

Nesta segunda (15) Blumenau registrou 1,3 mil novos casos de dengue a contar da última quinta. Esperam-se 24 mil casos acumulados prováveis desde o começo do ano.

A prefeitura adotou o protocolo clínico de dengue criado pelo governo do estado para dar agilidade e suporte aos profissionais da Saúde, além de manter um Centro de Monitoramento com 12 pessoas especializadas, um Centro de Atendimento para Dengue para aumentar a eficácia (e cobertura) dos atendimentos nas unidades de saúde e mobilizar agentes de endemias para vistoriar casas, comércios, terrenos e depósitos para recolher entulho.

Na teoria parece muito eficaz, mas a prática mostra que as coisas são bem diferentes.

Blumenau está repleta de praças abandonadas, terrenos de responsabilidade pública e equipamentos municipais deixados para trás que servem como abrigo para insetos e acabam juntando água parada em períodos de chuva, como os últimos dias.

Todos sabemos que os agentes têm se esforçado grandemente para vistoriar residências e pequenas empresas, mas a prefeitura para ignorar o risco que sua negligência causa.

 Foi o caso de uma pequena ‘praça’ na Itoupavazinha chamada de Amsterdã pela vizinhança. Totalmente desprezada pela prefeitura, criava enormes poças de água na pista e também na grama, preocupando a população. Isso foi até objeto de denúncia pelo vereador Bruno Cunha (Cidadania) na Câmara de Vereadores mais de um mês atrás.

Não adianta o prefeito continuar brincando de blogueirinha com vídeos fáceis nas redes sociais quando a realidade mostra que a própria inércia de sua gestão também tem responsabilidade direta pelos alarmantes números de dengue que afligem nosso município.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE