Educar Ambiental será estendido para as escolas do município

Educar Ambiental será estendido para as escolas do município
Foto: Reprodução

Tuesday, 08 August 2017

Programa deve passar a integrar as atividades das escolas a partir do próximo ano.

O Educar Hoje, programa que trabalha questões socioambientais desde o início deste ano na Escola Básica Municipal (EBM) Vidal Ramos e na Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Delfino passou por mudanças e agora se chama Educar Ambiental. A iniciativa é da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), responsável pelo programa, que está desenvolvendo ações para estender esse trabalho para todos os alunos da rede pública de ensino, incluindo as escolas da rede estadual.

O objetivo da Faema, em parceria com a Secretaria de Educação (Semed) e Gerência Regional de Educação (Gered), é de fazer com que o Educar Ambiental passe a integrar a agenda de atividades das escolas da cidade a partir do próximo ano. Atualmente, o programa está em sua segunda etapa de atividades no município, com o desenvolvimento de práticas e dinâmicas com os estudantes. Trata exclusivamente sobre temas e vivências para fixar com mais qualidade nos estudantes os conhecimentos sobre a sustentabilidade do meio ambiente.

Mudanças
Entre outra ações, a alteração do nome do programa é resultado das experiências e aprendizados obtidas pelos técnicos da Faema junto ao Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (Ebea), realizado neste ano no município durante o Junho Verde. Segundo a diretora de Educação Ambiental, Adriane Velozo, com a participação no Ebea foi possível incrementar novas perspectivas e ações para a ampliação do programa.

Entre os temas que são abordados estão o tratamento do esgoto e o uso consciente da água, resíduos sólidos e compostagem, além da preservação da biodiversidade e mobilidade urbano. O Educar Ambiental também prioriza as questões e temas solicitados pelos próprios alunos. Por isso, sua abordagem vai além da teoria com a promoção de dinâmicas, como jogos, atividades em duplas e em grupos e também rodas de conversa. Seu principal objetivo é incentivar no município a busca por um planeta sustentável. 

Texto: Joni César 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE