Como evitar alimentos inadequados em restaurantes?
Foto: Imagem meramente ilustrativaWednesday, 14 March 2018
Conheça algumas dicas de quem trabalha com gastronomia sobre como evitar aquela surpresa desagradável na sua refeição.
Tem dias que queremos passear, comemorar, confraternizar ou simplesmente não ter o trabalho de cozinhar em casa. Nesse caso, geralmente, a melhor pedida é ir a um restaurante, lanchonete, food truck ou pizzaria. Porém uma questão assombra muitas pessoas: como saber se a procedência do alimento realmente respeita o padrão de qualidade de um estabelecimento alimentício no qual possamos confiar?
Todos já ouviram alguma história ou lenda urbana que envolvesse as mais grotescas situações em cozinhas. Claro que há vários tipos, níveis e padrões de restaurantes, desde aqueles mais requintados onde sommeliers ajudam a compor um jantar inesquecivel até aqueles bares onde a pessoa que serve o pão com bolinho é a mesma que dá o troco no caixa. Seria muita ingenuidade acreditar que todos os estabelecimentos que trabalham com alimentos têm o mesmo cuidado na hora de manejá-los, estocá-los e até preparar adequadamente os pratos. Mas existem algumas dicas univerais para você perceber se a comida que lhe está sendo servida está adequada para o consumo.
- Um bom ponto para começar a analisar os estabelecimentos frequentados é a reputação do local e se ele tem um número bom de clientes fiéis;
- Se o local destinado às refeições dos clientes está bem apresentável e higienizado. Quando aquilo que vemos NÃO está adequado, aquilo que não vemos pode estar ainda pior;
- Repare na organização e na apresentação dos funcionários: se demonstrarem desleixo ou falta de vontade, desconfie, pois podem acabar fazendo (ou servindo) sua refeição sem muito cuidado com higienização adequada das mãos, alimentos e até mesmo dar a devida importância ao vencimento dos produtos. E, sim, isso acontece muito. Em caso de bagunça no funcionamento do estabelecimento pode resultar em uma experiência não muito satisfatória ou até mesmo algo indesejado em seu prato;
- Não tenha vergonha de perguntar os ingredientes usados na sua refeição antes de pedí-la. É importante que fiquem bem claras essas informações. O cuidado deve ser redobrado em caso de alguma intolêrancia, ou qualquer outro tipo de restrição (como a lactose, trigo ou dietas específicas).
- No momento da entrega do seu pedido confira se ele bate com a descrição do prato, caso contrário já é um alerta de que foi feito sem o devido esmero. Repare também no aroma. Ele é um dos pontos mais óbvios para perceber se algo ali está estranho. Um bom exemplo de odor preocupante é o azedo em laticíneos. Aroma fresco quase sempre é sinal de alimentos bem armazenados e refeição feita na hora;
- Para quem tiver uma curiosidade maior ou desconfiar de algo é obrigatório que o estabelecimente permita que um cliente visite sua cozinha e estoque. Mas seja breve para não atrapalhar o funcionamente da rotina do local;
- Promoções com valores muito baixos podem ser sinais de que ali dentro algo está com a validade prestes a expirar. Portanto, cuidado redobrado. Mas não se engane: lugares caros também podem deixar a desejar nestes quesitos (como já ocorreu antes aqui em Blumenau). Tudo se resume ao respeito e cuidado com o cliente.
Com estes pequenos testes já é possivel termos uma maior atenção com o que estamos ingerindo. Torna-se ainda mais necessária a importância deste cuidado nesse momento da economia onde a busca por reduzir custos está cada vez maior, a concorrência é cada vez mais acirrada e a fiscalização, quase sempre, nula. Em caso de ter contato com um estabelecimento em situação precária no quesito de higienie ou qualidade (bem como, quem sabe, com uma reputação muito ruim, principalmente se vier dos próprios funcinários), deve-se denunciar a empresa para a Vigilância Sanitária com o intuito de que verifique o local, podendo levar até mesmo à interdição do estabelecimento (como ocorreu no exemplo supracitado).
O contato com a Vigilância pode ser feito pelo telefone da Coordenação de Fiscalização de Alimentos (3381.6236) ou pessoalmente na Rua Alwin Schrader, 92, no Centro. Se seu caso for apenas para tirar dúvidas, o número da recepção geral é 3381.6230.
Podemos todos contribuir com a cidade fiscalizando os mais variados serviços, afinal a nossa saúde é de suma importância.