Você conhece o Rancho do Pastel?

Você conhece o Rancho do Pastel?
Foto: Rick Latorre

Thursday, 26 April 2018

Então conhece o desafio de comer dois pastéis grandes em 40 minutos para não pagar a conta. Não? Então saiba o que mais você desconhece sobre esse icônico recanto de Blumenau.

Blumenau tem muitos lugares que se tornaram pontos de encontro típicos da cidade. Alguns mais próximos à região central, como o caso da Dona Hilda. Outros, quase na saída do município, como a Churrascaria Toni. Há até aqueles que pegaram fogo, como o Frohsinn. E, certamente, um dos mais amados pontos de encontro local é o já lendário Rancho do Pastel.

Desde o ambiente acolhedor com atmosfera praiana até a agradável trilha sonora que varia entre rock e reggae, ou a agradável recepção da adorável hostess Brenda Weidgenant, o Rancho atrai um número cada vez maior de pessoas ao número 1.667 da Rua Progresso (Progresso).

Fundado em meados de outubro de 2000 o empreendimento começou pequeno tendo basicamente apenas um balcão e sem cercas: praticamente um rancho, mesmo. O movimento era frenético depois das aulas e, principalmente nas sextas, às vezes o expediente ia até as 5h da madrugada. Hoje o estabelecimento funciona diariamente a partir das 18h, fechando apenas nas segundas.

Nesses quase 18 anos de história o lugar cresceu muito. Começou atraindo basicamente os moradores do Progresso que encontravam poucas opções de lazer nas proximidades, geralmente pessoas muito jovens, e hoje abrange uma enorme gama de públicos com destaque para as famílias, que podem contar com um ‘Espaço Kids’ com brinquedos e muita diversão.

O segredo para o sucesso é uma mistura de tradição e qualidade.

A receita da massa do pastel é única. Familiar. Foi criada pela avó e passada para a filha, mantendo-se a mesma até hoje. O Rancho passou pelas mãos de outras direções, mas a chef responsável pelo seu famoso prato continuou sempre sendo a mesma. "O que tu pediu no ano de 2000, se voltasse só agora vai ter o mesmo cardápio", frisou um dos proprietários. E a prova deste respeito pela tradição que imortalizou a fórmula é que o slogan da nova administração era ‘atravessando gerações’.

Com uma identidade visual forte e imutável, apesar de crescente, o Rancho se destacou tanto como atração gastronômica como enquanto casa de shows, recebendo bandas como Dazaranha, Oh Jah Jah (que praticamente nasceu lá dentro), Banda Ponto 18 e NAFARRA, além de ter 'voz e violão', com música ao vivo, todas as sextas-feiras e trazer uma atração musical  maior pelo menos uma vez por mês, se tornando um  espaço onde música, dança e gastronomia sincretizam. Até a festa do Blumenau Mil Grau aconteceu lá, anos atrás.

Hoje o Rancho já tem uma franquia em Indaial desde dezembro do ano passado (na Rua Dr. Blumenau, 3.810, bairro do Encano) seguindo o mesmo layout e dividindo o mesmo flow da sua sede no Progresso. E para o futuro uma terceira franquia do Rancho deve surgir em Itapema. No passado já houve uma filial do Rancho em Balneário Camboriú e, no futuro, quem sabe não tenha uma nova?

O Rancho da Canoa, em Penha, também serve as porções do Rancho do Pastel e em breve uma surpresa deve trazer o maior – e certamente mais saboroso – pastel da cidade para ainda mais perto de você.

Com uma excelente estrutura, ótimo atendimento e produto de excelente qualidade o encantador local que lembra um lugarejo na Guarda do Embaú traz em si a vibe boa de seus freqüentadores, uma reforma está prestes a acontecer e trará pequenos detalhes especiais como uma logo desenhada sobre uma prancha elaborada pelo shaper Bernardo Porto.

Assim a lenda vai crescendo e o público aumenta exponencialmente. "No dia seguinte do evento do Oh Jah Jah a casa estava cheia de gente que nunca veio", nos contam, concluindo: "Ah... eu vim ontem e provei a porção, mas não o pastel".  E realmente vem pessoas de todo o canto para conhecer o famoso pastel, se apaixonar e voltar sempre.

Mas qual é o segredo?

Qualidade. O peso médio de um pastel fica entre 750 gramas e 1 kg. As porções foram criadas por causa das crianças que pediam pastel ‘de vento’ (sem recheio), o que podia comprometer o sabor da massa por conta do processo singular de cozimento. Aliás, processo esse que passa na linha de montagem por duas fritadeiras com temperaturas diferentes e, justamente por isso, pode levar até uma hora para esfriar (por isso deixa-se o pastel repousando por 5 minutos antes de servi-lo aos clientes, para evitar que se queimem).

Mas muito se engana quem acredita que a massa é o único diferencial da casa. Lá a qualidade é tudo. Existe um grande cuidado para selecionar os ingredientes para que ele seja um diferencial além da massa incomparável. E isso, numa época em que empresas diminuem qualidade para conter gastos, faz toda a diferença.

A afirmação "A massa não é cara... caro é o recheio" deixa bem claro esse conceito, sendo completada com: "O que faz a gente se manter a 17 anos no ramo de pastelaria sem ter uma porção de fritas, uma porção mista, um frango a passarinho, um x-salada... é porque tem que ter qualidade".

Agora, na próxima semana, o cardápio receberá um reforço de inverno do qual muitos sentiam falta: o entrevero. Além disso uma criação completamente original deles está para ser lançada.

Mas num momento onde movimentos como o Veganismo crescem vertiginosamente há opções prontas (como os pasteis Reino Vegetal ou de palmito), mas também há uma possibilidade que poucas pessoas se dão conta: é possível montar o pastel que você quiser SEM ACRÉSCIMO DE PREÇO mesmo que ele não esteja no cardápio. Quer dizer que se eu quiser um pastel de bacon, chocolate preto, brócolis e pimenta é possível pedir sem alteração no valor.

Além de um desafio que, apesar de já existir, não é muito divulgado pela casa: sabia que se você conseguir comer dois pastéis grandes em 40 minutos você não paga? Mas espera que o desafio ainda melhora: se você der conta de três pastéis grandes em uma hora a mesa toda sai sem ter que pagar.

Eventos

O próximo evento certo da casa é o Luau, marcado para acontecer no dia 16 de novembro. No ano passado o evento ocorreu em 22 de dezembro e, portanto, algumas pessoas acabaram não podendo ir por já estarem em viagem de férias. A organização ainda não sabe onde ocorrerá o Luau desse ano, mas pretende fazê-lo em outro local para poder comportar mais pessoas.

Extra-oficialmente é esperado que haja um show com a banda NAFARRA agora em maio e que a Retrô Rock (antiga banda Meiose) toque em junho. Crê-se que a banda Chalemarrom, vinda diretamente da Guarda do Embaú, possa tocar na casa no meio do ano. Mas ainda estão em negociações.

Então se você gosta de comida gostosa, música boa e um clima agradável, o final de semana está quase aí e o Rancho do Pastel abre cedo. E se você ainda não conhece, ainda não sabe o que está perdendo. Vai que você consegue comer três pastéis grandes (que são praticamente do tamanho de tainhas) e, assim, leva seus amigos para comer e se divertir por cortesia da casa?

Certamente é um local que vale a pena ser conhecido e prestigiado.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE