Oriental Supremo, culinária oriental por quem ama e respeita o que faz

Oriental Supremo, culinária oriental por quem ama e respeita o que faz
Foto: Rick Latorre

Wednesday, 20 June 2018

Conheça o foodtruck que vem conquistando cada dia mais espaço no cenário gastronômico de Blumenau.

A equipe do Blumenews teve o prazer inenarrável de conhecer de perto esse projeto que nos conquistou pelos pratos e surpreendeu pela história. O foodtruck da Oriental Supremo instalado atualmente no bairro Garcia no O Boteco Food Park serve sushis, temakis e pratos quentes seguindo toda a tradição e respeito pelo alimento que é evidente nesta cultura tão rica que é a oriental, atendendo também por delivery. E ainda inova criando adaptações vegetarianas e veganas e pratos feitos para agradar o paladar de cada um, por terem a liberdade do contato direto com o sushiman Douglas Walter, que é o proprietário junto a sua esposa Rute Leal de Oliveira.

Nós entrevistamos o Douglas, esse profissional que demonstra tanto carinho no que faz, para conhecer melhor a Oriental Supremo.

A ideia de empreender surgiu do casal e o Douglas destaca que sempre houve um grande respeito pela culinária japonesa. E destaca, “o Supremo veio porque eu não quero ser melhor do que ninguém e também não me rebaixo a ninguém, acredito na minha culinária, no carinho que colocado na peça, na decoração agrada aos olhos e também é para comer e a ideia veio para surpreender”. Contando como surgiu o gosto pela cultura oriental nos conta que desde pequeno gostava de animes e mangas, sempre houve uma admiração. Até que teve a primeira oportunidade como auxiliar de um grande sushiman que o passou o “caminho das pedras”, ele explica que foi a dedicação e a curiosidade para aprender que o fez crescer, além da habilidade que já possuía com trabalhos manuais, sempre buscando dar seu toque para que o resultado tenha a “sua cara”.

Já a 20 anos na área da gastronômica o que focou foi a japonesa, por todo o charme e impacto, algo que faz quem vai comer querer bater uma foto antes para apreciar visualmente, mas não larga mão das comidas chinesas para incrementar. Perguntamos sobre a adaptação de uma cozinha tradicional para um foodtruck e nos conta que não foi um processo natural, houve as compactações, afinal são 3m² para a cozinha, estoque sem exageros e muita organização e melhorias constantes nesse 6 meses para não faltar nada foram os pontos altos para ser funcional, trabalhando sempre com tudo fresco. “Foi um processo divertido”, cita.

Sobre o nosso cenário atual para quem vai abrir um negócio destaca que o que o motivou a empreender nesse momento tão difícil foi sua esposa que o incentivou, que se admirou com a culinária dele desde que se conheceram. Conta que de forma humilde foram investindo aos poucos juntos, mantendo seus empregos até o processo estar concluído, cita também que ainda o mais trabalhoso é a burocracia, a falta de apoio e custo sobre custo.

Dando dicas de como apreciar os pratos japoneses nos diz, que experimentando e brincando com as peças, como mesclado um filete de pepino com um sushi ou sashimi vai ser um sabor, uma sensação. Se colocar o shoyu e por um pouco de wassabi já muda também podendo fazer com umas 10 peças várias combinações diferentes. Identifica como uma verdadeira alquimia, tanto para quem prepara quanto para quem experimenta. Destaca a importância também de saborear cada ingrediente e o contraste que há entre eles. Também cita, “adoro quando o cliente bate foto, fica admirado com o visual do prato, e quando bota o primeiro sushi na boa e da aquela parada com cara de quem gostou, para um chefe como eu não tem sensação melhor que ver a pessoa se surpreendendo, e dizer que nunca comeu algo assim antes”.

Douglas nos conta que foi ele que abriu junto o Sushi Time, o Sushi Haus, o Sushi Garden à 19 anos atrás, além de ter trabalhando no Frozen, Tabajara e no Moinho. Agradece toda a experiência e conta que acontece sempre a “humilhação” de quando se é novato em uma casa e é grato por isso, destaca que é passando por todos os processo que se aprende a dar valor a cada um deles, desde limpar o chão e limpar peixes até quem está finalizando os pratos. Em uma cozinha é tudo um conjunto, e aprender todos os detalhes foi fundamental para abrir um negócio próprio.

No momento da montagem dos pratos surgem criações e variações dos pratos, mas nos conta que seguindo com elementos tradicionais da culinária, para não desrespeitar a culinária, é possível criar muita coisa. E com todo esse carinho e respeito que conhecemos a Oriental Supremo e convidados a todos para conhecer, seja pelo delivery ou indo presencialmente e podendo fazer um pedido direto ao Douglas que garante um prato feito sob medida para o seu gosto, para te surpreender.


>> SOBRE O AUTOR

Jaqueline Kroplin

>> COMPARTILHE