Buzinaço dos caminhoneiros novamente desrespeita moradores

Buzinaço dos caminhoneiros novamente desrespeita moradores
Foto: Jaime Batista da Silva

Sunday, 08 July 2018

A carreata do Dia de São Cristóvão conta com dezenas de motoristas sem nenhum respeito pelo próximo que importunam anualmente centenas de pessoas do Garcia e do Progresso, incorrendo em crime ambiental.

Todos os anos é promovida a carreata de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros. E todos os anos o mesmo exemplo de desrespeito é demonstrado à comunidade com um importuno buzinaço, geralmente feito na parte da manhã, ignorando crianças, idosos, animais e pessoas em tratamento médico.

A fila tradicionalmente sai da Fonte Luminosa por volta das 8h e segue Garcia adentro, passando pelas ruas Amazonas e Rui Barbosa (Progresso), onde fica a igreja do santo.

Ninguém está menosprezando os riscos que um caminhoneiro corre em sua profissão ou negando a ele a proteção divina a qual ele julga necessitar, mas buzinar num domingo de manhã – ainda mais buzinas potentes com as de caminhão – é um ignorante prova de desrespeito às pessoas. Mesmas pessoas, aliás, a quem eles pediram apoio durante sua greve.

As pessoas que usaram hashtags como #somostodoscaminhoneiros (mesmo sem nunca ter subido num caminhão) e levavam comida aos pontos de paralisação foram importunadas em seus lares porque os caminhoneiros acharam que quebrar a já estraçalhada Economia do país não foi o suficiente.

É importante lembrar que a poluição sonora é enquadrada como Crime Ambiental de acordo com o Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. Mas onde estava a fiscalização agora?

Se você acordou, foi importunado ou prejudicado de qualquer forma por essa demonstração irresponsável e egoísta de desinteresse comunitário, sentimos muito. E se você quiser defender, lembre-se: talvez você seja o vizinho que reclama de música alta. E aparelhos de reprodução musical caseiros não chegam nem perto dos decibéis de uma buzina de caminhão.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE