Elon Musk criou submarino pra resgatar garotos presos em caverna
Foto: DivulgaçãoMonday, 09 July 2018
CEO da SpaceX compartilhou imagens de teste do veículo e informou que o mesmo segue para Tailândia; Equipe local já iniciou resgate e espera conclui-lo nos próximos dias.
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, propôs no último final de semana uma espécie de submarino que pudesse ajudar no resgate dos garotos presos na caverna da Tailândia. Musk falou sobre a missão em sua conta no Twitter e no sábado pediu aos engenheiros da SpaceX que iniciasse a construção de um pequeno veículo usando o tubo de transferência de oxigênio líquido do foguete Falcon como um casco. No domingo, Musk publicou fotos e vídeos do dispositivo já pronto e testes do mesmo em uma piscina.
"Testando por mais 3 horas em Los Angeles, depois irá em um avião para a Tailândia", Musk escreveu na noite de domingo (8/7).
Mas se tudo correr bem, o veículo de Musk não chegará a tempo para contribuir com o resgate. Isso porque desde o domingo, mergulhadores conseguiram resgatar cinco dos 12 garotos que ficaram presos, junto com seu técnico, na caverna inundada na Tailândia. A expectativa é que todos eles sejam resgatados nos próximos três dias.
Entenda o caso
Após um treino no dia 23 de junho, garotos de 11 a 16 anos e o jovem técnico de futebol desapareceram. Autoridades acreditam que eles tenham entrado na caverna Tham Luang, no distrito de Mae Sai, perto da fronteira com Mianmar, para se abrigar do tempo ruim. Entretanto, as fortes chuvas dos últimos dias fizeram com que os garotos e seu técnico adentrassem cada vez mais a fundo da caverna, a medida que o nível da água se elevava. As galerias "inundadas" teriam, então, impedido que as pessoas presas deixassem o local.
Militares, policiais, mergulhadores e analistas internacionais se reuniram para o trabalho de resgate. Saman Kunan, resgatista voluntário e ex-mergulhador da Marinha tailandesa, morreu ao tentar ajudá-los.
No domingo, o coordenador das equipes de resgate, Narongsak Osottanakorn, afirmou que pelos próximos três ou quatro dias, as condições para uma evacuação eram perfeitas em relação à água, ao tempo e à saúde dos meninos. Desde então, cinco garotos já foram resgatados.
Quando as autoridades tailandesas concluírem a operação de resgate, a tecnologia proposta por Musk provavelmente não será mais necessária. Mas Musk decidiu continuar o projeto de qualquer maneira e sugeriu, pelo Twitter, que "mesmo que não seja útil aqui, talvez seja em uma situação futura". Disse ainda que com algumas modificações, o veículo poderá ser útil no espaço.