Desafio do Maio Amarelo vai premiar a peça publicitária mais criativa

Desafio do Maio Amarelo vai premiar a peça publicitária mais criativa
Foto: Divulgação

Tuesday, 21 March 2017

Em breve Santa Catarina vai se pintar de amarelo mais uma vez e os trabalhos de organização já começaram nos 295 municípios catarinenses.

Você já pensou em ganhar 60 cursos de graça no período de um ano nas áreas de web design, mobile, aplicativos, programação, design gráfico e edição de vídeo? Então, a oportunidade é agora! Basta acessar o link do Observatório Nacional de Segurança Viária (http://maioamarelo.com/acoes-noticias/observatorio-lanca-desafio-de-publicidade-do-movimento-maio-amarelo/) e consultar o regulamento do “Desafio de Publicidade Maio Amarelo, Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.

A realização é do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que coordena o Movimento no país e no mundo, em parceria com a agência Publicitários Criativos e as inscrições estão abertas até o dia 24 de abril. Qualquer pessoa em todo o país pode participar, não só publicitários. Os participantes podem concorrer com até 4 (quatro) trabalhos e o vencedor receberá uma assinatura grátis do PUFLIX, portal de treinamento para publicitários e criativos, para fazer todo e qualquer curso disponibilizado durante o período de um ano. 

O concurso tem por objetivo promover um desafio à sociedade para produzir peças publicitárias com mensagens vinculadas ao Movimento Maio Amarelo com o intuito de conscientizar a todos de forma criativa e original sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito de acordo com os princípios do movimento Maio Amarelo. 

O Maio Amarelo não é uma campanha, mas sim um movimento que objetiva ações multissetoriais, envolvendo a participação do Poder Público e da sociedade civil para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito e suas consequências. Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no Brasil e no mundo, a intenção é mobilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude da questão dos deslocamentos mais seguros durante o ano todo.

Todos podem participar 

A participação no Desafio é aberta a qualquer pessoa interessada, desde que os critérios que constam no regulamento (http://maioamarelo.com/wp-content/uploads/2017/03/2017_REGULAMENTO-DESAFIO-DE-PUBLICIDADE-MAIO-AMARELO.pdf) sejam cumpridos. O participante deverá elaborar e enviar de 1 a 4 peças publicitárias relacionadas ao tema. Apenas funcionários ou pessoas vinculadas ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária têm a participação impedida. 

O material apresentado deverá ser produzido individualmente, uma vez que o vencedor receberá uma assinatura grátis do PUFLIX, portal de treinamento para publicitários e criativos, para fazer todo e qualquer curso disponibilizado durante o período de um ano. O prazo para envio das peças começa nesta terça-feira, 14 de março, e vai até o dia 24 de abril. Após esta data, o material recebido será avaliado e julgado, e a campanha vencedora será conhecida no dia 1º de maio de 2017, com divulgação no site do OBSERVATÓRIO (www.onsv.org.br), no do Movimento Maio Amarelo (www.maioamarelo.com) e também nas redes sociais do OBSERVATÓRIO (Facebook, Instagram, Twitter e Newsletter) e do Maio Amarelo. 

O vencedor do Desafio receberá uma condecoração no evento de encerramento do Movimento Maio Amarelo, previsto para ser realizado no dia 29 de junho, no Teatro Vivo, no Morumbi, São Paulo. No entanto, as despesas referentes ao deslocamento, alimentação, hospedagem do vencedor ao Evento é por conta própria e não serão custeadas pelos organizadores do Desafio. 

O que é o Maio Amarelo 

O Maio Amarelo é um movimento internacional que nasceu em Indaiatuba (SP), em 2014, e que incentiva a mobilização e a participação ativa do poder público e sociedade civil organizada diante da urgência de frear a violência no trânsito em todo o mundo, frente ao notório e triste reconhecimento sobre os impactos negativos da violência no trânsito para todos os setores da nossa sociedade e consequentemente todos os cidadãos. 

Porque Maio 

Foi em 11 de maio de 2011 que a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e pediu uma força tarefa junto aos países membros dessa entidade para convergirem esforços até 2020 ao tema multidisciplinar que é o trânsito e suas consequências, que engloba saúde, educação, transportes, entre outros. Na  carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. 

A adoção do laço amarelo como símbolo do Movimento representa o engajamento à causa e vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamentos preventivos para não se tornar a próxima vítima, agravando as estatísticas, os prejuízos e perdas sociais. 

Os números do Maio Amarelo em 2016 

Em 2016, terceiro ano da mobilização, o Maio Amarelo registrou números impressionantes: a adesão de países saltou para 23 nações. Hoje, já somos mais de 45 mil apoiadores cadastrados no site do Maio Amarelo. São mais de 1000 organizações nacionais e internacionais engajadas ao Movimento para reduzir a violência no trânsito. Mas, essa ampla mobilização só foi construída porque a sociedade atendeu ao apelo de mudar o cenário de milhares de mortos e sequelados deixados pelo trânsito, se envolvendo de forma irrestrita nos trabalhos, atividades e iniciativas de conscientização. A cada ano o Maio Amarelo têm tido cada vez mais mobilizações, mas o grande desafio é mantê-lo ao longo de todo o ano para que o laço amarelo não mude de cor a cada acidente de trânsito. 

Agora que você já sabe como participar, é só acessar o regulamento do concurso para adequar-se aos critérios de produção das peças publicitárias, dar vida às ideias e deixar a criatividade tomar conta.


>> SOBRE O AUTOR

Márcia Pontes

>> COMPARTILHE