Conheça a cachorrinha de Blumenau que entende Libras

Conheça a cachorrinha de Blumenau que entende Libras
Foto: Instagram

Monday, 19 August 2019

Dolly é a fantástica cadelinha que foi ensinada por sua dona Ana Paula Nunes a entender a Língua Brasileira de Sinais.

Depois de dois anos expondo a cadelinha Callie a ressonâncias magnéticas sem a aplicação de anestesia, o neurocientista Gregory Burns, da Emory University, concluiu que cães e humanos têm áreas de ativação cerebral muito similares.

A pesquisa ocorreu seguindo rigorosamente critérios de cuidado com o bem-estar da cadelinha e aponta que, no futuro, os cachorros poderão vir a desenvolver habilidades de fala, similares à nossas.

Hoje, na Wofford University, o psicólogo John W. Pilley já conseguiu fazer uma linda Border Collie chamada Chaser reconhecer os nomes de mais de 1000 brinquedos após três anos de treino. Assim como esses, há outros exemplos como os do viralatinha Walter (que aprendeu a compreender linguagem de sinais através de sua dona de apenas 10 anos chamada Julia Vasquez) ou da labradora preta de Seattle de nome Eclipse que aprendeu a pegar ônibus sozinha sem a necessidade de seu tutor, Jeff Young.

São muitas as histórias de cachorros extraordinários e aqui em Blumenau temos a Dolly.

Dolly é uma viralatinha muito linda e esperta que sofria maus tratos quando foi acolhida por Ana Paula Nunes. Ana, que é deficiente auditiva desde que nasceu, resolveu ensinar a Libras à sua nova amiguinha, que em quatro meses já conhecia os comandos da Língua Brasileira de Sinais como esperar por comida, passeio e até avisar quando tem alguém em casa.

Se você ainda não viu essa linda interação, vale muito a pena conhecer. Prestigie essas duas meninas incríveis no Instagram (clique aqui), onde há várias fotos dessa amizade fantástica.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE