Casarão azul continua sendo um risco no Centro

Casarão azul continua sendo um risco no Centro
Foto:

Monday, 01 February 2021

Após o incidente com o casarão da Itoupavazinha, irresponsáveis ainda permitem que a casa ao lado da Câmara dos Vereadores ofereça risco para a comunidade.

“Era uma casa muito engraçada: não tinha teto... não tinha nada”. Esse singelo verso do poeta Vinícius de Moraes que inspirado pelo castelo uruguaio Casapueblo podia muito bem referir-se às famosas ruínas da casa azul do centro ‘vulgo histórico’ de Blumenau.

O local foi uma das primeiras construções da cidade e já abrigou desde uma antiga vendinha até um barzinho, mas hoje serve apenas como solar para os ratos e as baratas.

Sem teto, com a porta podre e uma sacada que ameaça cair a qualquer momento podendo ferir pedestres ou danificar veículos, a casa ao lado da Câmara dos Vereadores é tombada pelo Patrimônio Histórico e já se tentou, inclusive, torná-la de utilidade pública. Mas agora, lastimavelmente, ela é muito mais um risco público, enquanto se degenera com o tempo, sem qualquer cuidado ou manutenção.

No fim de janeiro parte do telhado de um casarão histórico na Itoupavazinha desabou, atingindo a via e bloqueando-a parcialmente. Por sorte não houve vítimas passando pela Rua Frederico Jensen no momento. Mas foi apenas por sorte.

A Defesa Civil entendeu a negligência dos donos do local e ordenou que o imóvel fosse demolido ou reformado por eles. Lá dentro morava um casal que estava em processo de usucapião.

Se temos um exemplo na Itoupavazinha, quanto tempo vai demorar para ter outro no Centro?

O proprietário da casa azul que inicia esse texto – e que a imprensa inteira sabe quem é – tem o benefício das isenções que contemplam todos os proprietários de imóveis tombados, mas ainda assim não faz nada para evitar a tragédia anunciada. Enquanto sua casa está caindo – e ameaçando matar pessoas – ele parece ignorar, como se estivesse fazendo outra coisa mais importante... quem sabe, trocando pneus.

A verdade é que se nada for feito logo essa casa vai desabar. Aquela pesadíssima sacada vai ferir alguém (ou pior) enquanto detritos podem acertar a Câmara dos Vereadores. E o mais lastimável dessa história toda é que vão dizer que foi uma fatalidade.

Não. Um pneu murcho é uma fatalidade. Aquilo é uma tragédia anunciada.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE