2 a cada 3 internados em UTI por covid-19 morreram no Brasil

2 a cada 3 internados em UTI por covid-19 morreram no Brasil
Foto: Reprodução

Wednesday, 03 March 2021

Taxa de mortalidade é de 63%. 46,3% precisam de ventilação. Estudo produzido pela Amib.

Estudo aponta que 2 a cada 3 pacientes com covid-19 internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais brasileiros não resistiram e morreram pela doença. A taxa de mortalidade é de 66,3%.

Os dados são do projeto “UTIs Brasileiras”, da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) em parceria com a empresa Epimed, que traz os dados 98 mil internações desde 1º de março de 2020. O estudo foi publicado pelo UOL.

A pesquisa aponta que 46,3% do total de pacientes internados precisaram de ventilação mecânica.

Entre os que não foram intubados, a mortalidade é de apenas 9%. A taxa de mortalidade média nas UTIs, considerando todos os pacientes, é de 35,2%.

O tempo médio de internação de pacientes com coronavírus nas UTIs, de acordo com o estudo, é de 13,2 dias. A maior parte deles (54,3%) tem mais de 65 anos. Os pacientes com comorbidades são pouco mais de 1/3 do total (36%).

APÓS ALTA, 25% MORREM

Em fevereiro, um estudo desenvolvido por uma coalizão de hospitais brasileiros apontou ainda que, no período de 6 meses depois da alta hospitalar, 25% dos pacientes que foram intubados com covid-19 morreram.

No caso de internados que não precisaram de ventilação mecânica, a mortalidade é de 2%.

Os pesquisadores também apontam que 20% dos pacientes que foram intubados ainda não tinham voltado a trabalhar 6 meses depois da alta hospitalar, enquanto apenas 5% dos que não precisaram de respiradores seguiam sem exercer suas atividades profissionais no mesmo período.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE