Blumenau é a oitava cidade que mais salva vidas na pandemia

Blumenau é a oitava cidade que mais salva vidas na pandemia
Foto: Imagem meramente ilustrativa

Monday, 29 March 2021

E o governo do estado sancionou uma lei que permite que funcionários de empresas sejam vacinados por elas, além de adiantar o calendário de vacinações, entre outras coisas.

Todos – pelo menos todos com bom senso – têm medo do coronavírus. É uma pandemia de um vírus pouco conhecido pela ciência cuja doença pode ter manifestações que levam a morte e da qual os efeitos colaterais são, muitas vezes, gravíssimos.

Todas as cidades do Brasil estão (ou deveriam estar) lutando para salvar a vida dos infectados. Mas nem todas obtêm sucesso. Às vezes por falta de apoio dos governos estaduais. Às vezes por falta de competência da gestão pública. Por isso é tão acalantador quando vemos, em uma matéria da revista Exame, que Blumenau é a oitava cidade que mais salva vidas no país.

Oitava, diga-se de passagem, em um ranking que engloba 100 municípios.

A compra e distribuição rápida das vacinas pelo governo do estado somada à cuidadosa gestão municipal responsável pelo prodigioso atendimento na Vila Germânica são os segredos do sucesso.

Governo catarinense sanciona lei que viabiliza a compra de vacina pelo estado

O Governo de Santa Catarina poderá comprar vacinas para o combate à Covid-19 diretamente de fornecedores. A medida está prevista na Lei nº 18.098/2021, sancionada pelo governador afastado Carlos Moisés e já em vigor no estado. O Executivo deve priorizar a aquisição de imunizantes certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reconhecidos internacionalmente e com taxa global de ao menos 50% de eficácia.

“Precisamos ampliar as possibilidades de vacinar a população catarinense. Acreditamos que essa medida, somada ao Plano Nacional de Imunização que já vacinou centenas de pessoas em Santa Catarina, trará o reforço e a agilidade que precisamos para proteger nosso cidadão”. Carlos Moisés já havia anunciado, em fevereiro, cerca de R$ 300 milhões para a aquisição de vacinas.

Segundo a nova lei, o Governo do Estado poderá firmar convênios com a iniciativa privada para operacionalizar a logística de vacinação dos trabalhadores de empresas catarinenses. Outra possibilidade prevista é o adiantamento do calendário de imunizações, desde que as prioridades anteriores já tenham sido atendidas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira, 26.

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Neodi Saretta, que considera a medida uma garantia de Santa Catarina ter a norma jurídica necessária para encaminhar futuras compras de vacinas. O relator do projeto, deputado Dr. Vicente Caropreso, lembrou que o Supremo Tribunal Federal já autorizou estados e municípios a comprarem imunizantes, caso as doses previstas sejam insuficientes.

O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa na última quinta-feira, 25.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE