Incompetência da governadora deixa SC sem vacinas

Incompetência da governadora deixa SC sem vacinas
Foto: Divulgação

Thursday, 22 April 2021

Em desespero, o estado aposta numa pesquisa sobre a tríplice viral, feita pela UFSC.

Em 2018 um nobre desconhecido chamado Carlos Moisés (PSL) caiu de pára-quedas no Governo do Estado. Não sabia o que fazer e, ainda assim, fez besteira. Com uma competência questionável, precisou enfrentar pedidos de cassação e uma pandemia. Parecia que não poderia ficar pior, mas ficou.

Cassado por breve período, Moisés voltou mais calejado em relação ao ‘jogo’ político. Tentou cativar parlamentares e, em relação ao combate do coronavírus, começou a fazer um trabalho bastante satisfatório. O estado recebia vacinas, pelo menos, uma vez por semana.

Parecia que tudo melhorava até que uma tragédia chamada Daniela Reinehr, sua vice, assumiu o posto de governadora pela segunda vez, na nova cassação de Moisés. Se ele caiu de pára-quedas e não sabia o que fazer, ela é a carona do pára-quedista.

Sem a menor competência ou traquejo político, assumiu pela derradeira vez o cargo e já fez uma substancial reforma no secretariado. E, um dos secretários mudados, foi Motta, da Saúde. Você já ouviu aquele ditado que diz para não mexer em time que está ganhando? Ela, aparentemente, nunca ouviu. Mudou um bom secretário de Saúde no auge de uma epidemia mortal.

Resultado: estamos sem vacinas.

O estado que recebia semanalmente carregamentos consideráveis de imunizantes está à míngua há longos dias. E isso faz com que até mesmo os detratores de Moisés o queiram de volta. A ingerência de Daniela é tamanha que deu popularidade ao seu impopular antecessor.

Em desespero o Governo do Estado se apegou a uma pesquisa preliminar da UFSC que aponta a possibilidade de a vacina tríplice viral ter algum nível de eficácia contra o coronavírus. Mas é uma pesquisa preliminar. Não é certo. E mesmo que fosse, indica que teria alguma eficácia contra a gravidade, não que impediria a infecção.

Mas esse governo estadual – que tem tudo, menos capacidade – está apostando suas muitas fichas nessa frágil possibilidade ao invés de correr desesperadamente em busca de vacinas.

Parabéns aos envolvidos e condolências a quem perdeu ou perderá algum ente querido para a Covid.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE