Carcaça de prédio da Rua das Palmeiras pode ser demolida
Foto: DivulgaçãoFriday, 23 April 2021
Com sua demolição decretada há 10 anos, uma das mais deploráveis estruturas do Centro Histórico da cidade pode estar com seus dias contados. E tomara que esteja.
Todo mundo que vive em Blumenau já viu a carcaça sórdida de um edifício que está a décadas apodrecendo e estragando a paisagem da Rua das Palmeiras. Parece que esse imbróglio dantesco finalmente está perto do fim.
De acordo com sentença do juiz Leandro Cypriani, da 1ª Vara de Blumenau, em resposta a uma ação movida pelo Ministério Público Federal, o cadáver do prédio deverá ser demolido. Em seu lugar haverá uma área de preservação permanente. Bem que poderia ser uma ponte ligando o Garcia à Ponta Aguda, mas só de tirar aquele estorvo de lá já há lucro.
Os donos dos destroços – R. B. Planejamento, Clube Náutico América, Prefeitura Municipal de Blumenau e Itacolomi Incorporações – ainda podem recorrer da decisão.
Faz 10 anos que essa demolição foi decretada e a defesa dos interessados nessa aberração consegue procrastinar a decisão.
O recurso deve ser feito no TRF4, que já havia decidido que manter o prédio seria menos nocivo para o meio ambiente do que demoli-lo. Em 2014 atrás o BLUMENEWS consultou o engenheiro Arlon Tonoli, que afirmou que a estrutura do local apresentava indícios de comprometimento.
Se a demolição não ocorrer talvez haja risco para a comunidade, segundo ele. Mas, claro que, no Centro Histórico, onde o famoso casarão azul ameaça derrubar sua sacada sobre pedestres e carros sem que ninguém faça nada, não seria de espantar que a desejada demolição não ocorresse.