Blumenau pode contar com serviço de motolâncias

Blumenau pode contar com serviço de motolâncias
Foto: Divulgação

Monday, 10 May 2021

Sistema rápido de ambulância em forma de motocicleta, a ideia foi proposta pelo vereador Almir Vieira na semana passada.

Um dos maiores problemas no atendimento à ocorrências de emergência é o tempo que o socorro leva para chegar. Com o trânsito – e, no nosso caso, escassez de ruas que escoem o tráfego – ambulâncias encontram cada vez mais dificuldade em realizar seu nobre serviço com presteza.

Foi justamente por isso que foi criado o conceito de ‘motolâncias’. Motocicletas são mais ágeis e podem chegar antes das ambulâncias convencionais para agilizar o pré-atendimento.

Em Cuiabá, por exemplo, a utilização desse criativo meio de auxílio resultou no aumento de 52% na recuperação dos casos de acidentes de trânsito, segundo informações do site oficial do estado do Mato Grosso. Essas pessoas só puderam se recuperar mais rapidamente porque foram atendidas com maior velocidade em decorrência da utilização das motolâncias.

A ideia é excelente e, onde quer que tenha sido implementada, resultou em sucesso.

Na sessão de terça-feira (04/05), na Câmara de Municipal do Blumenau, o vereador Almir Vieira (PP) trouxe essa ideia de atendimento pré-hospitalar à tona.

Em suas redes sociais ele afirma que assim que a demanda lhe foi passada ele prontamente fez uma indicação e um requerimento com o intuito de averiguar a possibilidade de adotar esse eficiente meio de apoio sanitário emergencial na cidade, frisando que trabalhará para que a demanda seja atendida.

O prefeito Mário Hildebrandt, que tem feito dezenas de obras estruturantes pela cidade e – vez por outra mostra seu lado mais humanitário – deve acatar a ideia e implementá-la. Afinal, mesmo que necessite da ajuda do Governo do Estado, é uma demanda fundamental.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE