WhatsApp: nova função de envio de mensagens sem celular

WhatsApp: nova função de envio de mensagens sem celular
Foto: Divulgação

Monday, 19 July 2021

O aplicativo está testando um novo recurso que permitirá, pela primeira vez, que as pessoas enviem mensagens sem precisar usar o celular.

Atualmente, o WhatsApp está vinculado ao telefone do usuário. Seus aplicativos de desktop e web precisam que o dispositivo esteja conectado para receber mensagens.

Mas o novo recurso permitirá que os usuários enviem e recebam mensagens "mesmo que a bateria do telefone acabe", segundo informou a empresa.

Até quatro outros dispositivos - como PCs e tablets - podem ser usados ​​juntos, disse o WhatsApp.

Para começar, o novo recurso será lançado como um teste beta para um "pequeno grupo de usuários", e a equipe planeja melhorar seu desempenho e adicionar recursos antes de habilitá-lo para todos.

A criptografia ponta a ponta - ponto-chave de "propaganda" do WhatsApp - ainda funcionará com este novo sistema, disse a empresa.

Vários outros aplicativos de mensagens já possuem esse recurso, incluindo o aplicativo criptografado rival Signal, que requer um telefone para se inscrever, mas não para trocar mensagens.

O recurso é há muito tempo reivindicado por usuários do WhatsApp, utilizado por cerca de dois bilhões de pessoas no mundo todo, segundo a empresa.

'Repensar' o design de software do WhatsApp

Em uma postagem de blog anunciando a mudança, os engenheiros do Facebook disseram que o design do software do WhatsApp precisava ser "repensado" para acomodá-la.

Isso porque a versão atual "usa um aplicativo de smartphone como dispositivo principal, tornando o telefone a fonte para todos os dados do usuário e o único dispositivo capaz de criptografar mensagens de ponta a ponta para outro usuário [ou] iniciar chamadas", segundo a empresa.

O WhatsApp Web e outros aplicativos são essencialmente um "espelho" do que acontece no telefone.

Mas esse sistema tem desvantagens significativas familiares a muitos usuários regulares, já que o aplicativo da web é conhecido por se desconectar com frequência.

Isso também significa que apenas um chamado "aplicativo complementar" pode estar ativo por vez - portanto, carregar o WhatsApp em outro dispositivo desconecta uma janela da web do WhatsApp.

"A nova arquitetura multi-dispositivo WhatsApp remove esses obstáculos, não exigindo mais que um smartphone seja a fonte principal, enquanto ainda mantém os dados do usuário privados e sincronizados de forma segura", disse a empresa.

Tecnicamente, a solução foi dar a cada dispositivo sua própria "chave de identidade". O WhatsApp mantém um registro de quais chaves pertencem à mesma conta de usuário. Isso significa que a plataforma não precisa armazenar mensagens em seu próprio servidor, o que pode levar a questões de privacidade.

Mas para Jake Moore, especialista em segurança da empresa de antivírus Eset, não importa o quão robusta seja a segurança, ter mensagens em mais dispositivos ainda pode ser uma preocupação.

"Sempre haverá um ator malicioso procurando criar uma nova maneira de invadir", disse ele.

"Abusadores e 'stalkers' agora podem usar esse novo recurso a seu favor, criando terminais adicionais para capturar qualquer comunicação privada sincronizada."

Ele também disse que a engenharia social é uma ameaça "cada vez maior" e que é responsabilidade do usuário ficar atento a possíveis usos indevidos.

"Portanto, é vital que as pessoas conheçam todos os dispositivos que estão conectados à sua conta", alertou.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE