Santa Catarina vai unir CPF e CNH num documento só

Thursday, 05 August 2021
O projeto de uma identificação geral única no país inteiro é um projeto antigo e poderá ser lançado ainda esse ano.
Você já parou para pensar que cada estado tem seus próprios números de CPF e RG que funcionam independentes da União. Isso, via de regra, facilita muito a falsificação dos documentos.
Por isso, a alguns anos, já é comentado criar um documento nacional que traga consigo um número cuja função seja unificar RG, CPF, CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, PIS/PASEP e certificado militar. Esse número, uma chave de consulta, seria nacional, dificultando estelionatários de clonar ou criar falsos documentos.
José Barroso Neto, o secretário Especial da Receita Federal, esteve em Santa Catarina na semana passada e afirmou que o estado, pioneiro na implementação do novo sistema, pode começar a emitir o documento ainda esse ano.
Além de possuir dispositivos de segurança mais avançados do que os modelos atuais, o documento nacional pode ajudar a rastrear crianças seqüestradas e pessoas desaparecidas.
Essa nova ‘carteira de identidade’ não vai invalidar os documentos que já existem separadamente. O que vai acontecer é que serão usadas as novas numerações como chave de consulta para buscas, quando necessário. A expectativa é que a novidade seja adotada por mais pessoas no futuro.
Essa é Santa Catarina servindo de exemplo para o país inteiro de novo.