Panasonic deixará de fabricar TVs no Brasil

Panasonic deixará de fabricar TVs no Brasil
Foto: Divulgação

Thursday, 12 August 2021

Fabricante vai encerrar produção de televisores após quatro décadas de produção e investir em eletrodomésticos; saída da Panasonic segue Sony, que também deixou de vender TVs no Brasil.

A Panasonic vai deixar de fabricar televisores no Brasil e encerrar as atividades de sua linha de fábrica especializada na produção de TVs desde 1981. Segundo informações trazidas pelo Valor Econômico, o vice-presidente da empresa, Sergei Epof, comunicou aos funcionários da planta em Manaus do fechamento — cerca de 130 empregados devem ser dispensados.

Panasonic perde fatia de mercado para LG e Samsung

O mercado de televisores no Brasil é amplamente dominado por duas marcas: Samsung e LG. Recentemente, esta última desistiu de sua divisão de celulares e passou a empenhar esforços para competir com a outra fabricante sul-coreana, que prometeu lançar as primeiras TVs com microLED no mercado brasileiro ainda em 2021. Ambas lançaram 40 modelos de diferentes polegadas no Brasil neste ano.

A participação de mercado da Panasonic no segmento encolheu 90% em 10 anos: em 2011, 8 em cada 10 TVs vendidas no país eram da fabricante japonesa, e em 2021 as vendas chegaram apenas a 8%.

A Panasonic também foi ficando para trás em termos de smart TVs: a fabricantes não acompanhou o crescimento da categoria, dirigido por empresas como Samsung e LG, em televisores que vão além do catálogo de programas convencionais. Os aparelhos passaram a responder por comandos de voz, armazenar e trocar dados com outros dispositivos — a TV tornou-se peça essencial da casa inteligente.

Fabricante passa a investir mais em eletrodomésticos

Agora, a Panasonic passa a focar na produção da chamada linha branca: eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar roupa. “São os maiores diferenciais da nossa linha, todos já com consumo de energia 40% menor do que pede o Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] e já dentro também das metas de redução da nova portaria para 2025 e 2030. É onde temos aplicado muita inovação”, diz Sergei Apof ao Valor.

A saída da Panasonic do mercado de TVs é mais uma baixa: em 2021, as também japonesas Sony e Canon fecharam suas linhas de produção. A primeira parou de vender e produzir TVs, câmeras e fones de ouvido no Brasil, enquanto a segunda encerrou a fabricação de câmeras em sua planta em Manaus no começo de junho.

Vale ressaltar que, mesmo com o encerramento da divisão de TVs da Sony e da Panasonic no Brasil, a Toshiba retomou a produção de televisores no país graças a uma parceria com a Multilaser e a Hisense. Já a Mondial ocupou a fábrica que era da Sony para produzir suas próprias televisões.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE