Revitalização da Prainha está perto de sair do papel

Revitalização da Prainha está perto de sair do papel
Foto: Divulgação

Tuesday, 17 August 2021

O local deve se tornar um parque complexo que vai até a Ponte de Ferro.

A Prainha – atualmente abandonada e inacessível – finalmente vai ser revitalizada.

Em pauta desde 2012, o projeto está incluso no pacote de obras que devem ser executadas com o empréstimo de R$ 160 milhões contraído pela prefeitura junto ao Banco do Brasil.

No local deve ser criado um parque linear. Além da revitalização da Prainha – bem como de toda a margem esquerda – outras obras devem impactar positivamente a cidade, como a reforma da parte antiga da Ponte do Centro, uma passagem inferior à mesma ponte, um passeio ciliar ligando a Prainha à Ponte de Ferro, a construção de um novo ambulatório geral no Badenfurt e o término das obras do Terminal da Água Verde.

Contudo, algumas alterações deverão ser feitas no projeto inicial.

Em 2015 a administração pública já tinha concebido um projeto similar e chegou, inclusive, a ter promessa por parte do governo do estado de R$ 15 milhões. Promessa que nunca se realizou.

Para concluir a obra, e até melhorá-la, a prefeitura deverá fazer uma revisão orçamentária e planejar com cuidado o acesso entre o parque ciliar e mudanças pontuais, como as conexões da calçada com as passarelas para pedestres das duas pontes centrais (Adolfo Konder e Ponte de Ferro). O que não deverá ser muito complicado.

Além de um passeio que valorize a (hoje abandonada) margem esquerda e que contará com mirantes e ciclovias, a região central também deverá receber uma passarela ligando a Prainha à praça da Thapyoka, exclusiva para pedestres e ciclistas. Essa, de acordo com o Executivo, deverá ser paga pela iniciativa privada como contrapartida pela impacto na vizinhança causado por empreendimentos vindouros na região da Ponta Aguda.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE