Governo começa a se preparar para enchente

Governo começa a se preparar para enchente
Foto: Divulgação

Wednesday, 04 May 2022

Governo do estado de Santa Catarina e prefeitura de Blumenau começam a montar suas estruturas para lidar com uma possível cheia.

O governador Carlos Moisés se reuniu com os técnicos da Defesa Civil estadual no fim da tarde desta terça-feira, 3, para monitorar a situação das chuvas que caem de maneira incessante em Santa Catarina desde segunda-feira. A previsão indica que deve continuar chovendo ao longo de toda a quarta-feira, 4. As regiões que devem receber os maiores volumes pluviométricos são o Sul e a Grande Florianópolis. O Vale do Itajaí e a Região Serrana também estão em alerta.

“Acionamos a sala de situação e seguimos monitorando os mapas meteorológicos. Todos os órgãos do Estado estão de prontidão para atender as eventuais ocorrências. Os Grupos de Ações Coordenadas (Gracs) também foram acionados. A situação exige atenção. Em caso de emergência, a população deve ligar nos números 193 ou 199”, diz Carlos Moisés.

O chefe da Defesa Civil estadual, Davi Busarello, contou ao governador que já são diversas ocorrências de alagamentos e deslizamentos em cidades de Santa Catarina. Ele relatou que os trabalhos estão sendo realizados em coordenação com as prefeituras. Até o momento, dois óbitos de dois homens foram confirmados em São Joaquim. Eles foram encontrados em um carro.

Os alertas de atenção máxima seguem até a próxima quinta-feira, 5, com risco alto para alagamentos, inundações e deslizamentos, principalmente para o Litoral Sul. Devido aos grandes volumes de chuva registrados nas últimas horas, houve significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio-Oeste.

Governador determina ativação da Sala de Situação da Defesa Civil e acompanha monitoramento das chuvas no estado

O governador Carlos Moisés determinou nesta terça-feira a ativação da Sala de Situação da Defesa Civil estadual em razão das fortes chuvas que atingem várias regiões.

Carlos Moises esteve na sede do órgão no fim da tarde desta terça-feira, 03, para monitorar a situação das chuvas que caem de maneira incessante em Santa Catarina desde o dia anterior. O chefe do Executivo se reuniu com os técnicos do órgão. A previsão indica que deve continuar chovendo ao longo de toda a quarta-feira. As regiões que devem receber os maiores volumes pluviométricos são o Sul do Estado e a Grande Florianópolis. O Vale do Itajaí e a Região Serrana também estão em alerta.

“Acionamos a sala de situação e seguimos monitorando os mapas meteorológicos. Todos os órgãos do Estado estão de prontidão para atender as eventuais ocorrências. Os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs) também foram acionados. A situação exige atenção. Em caso de emergência, a população deve ligar nos números 193 ou 199”, diz Moisés.

O chefe da Defesa Civil estadual, Davi Busarello, contou ao governador que já são diversas ocorrências de alagamentos e deslizamentos em diversas cidades de Santa Catarina. Ele relatou que os trabalhos estão sendo realizados em coordenação com as prefeituras. Até o momento, dois óbitos foram confirmados em São Joaquim, na Serra, de homens que estavam em um carro.

Os alertas de atenção máxima seguem até a próxima quinta-feira, com risco alto para alagamentos, inundações e deslizamentos, principalmente para o Litoral Sul. Devido aos grandes volumes de chuva registrados nas últimas horas, houve significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio Oeste.

Prefeitura de Blumenau aciona Grupo de Ações Coordenadas (GRAC)

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, acionou nesta quarta-feira, 04, uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Composto por representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Samu, rádio-operadores e secretarias municipais como Desenvolvimento Social, Saúde, Trânsito e Transportes, Conservação e Manutenção Urbana, entre outros, o grupo discutiu a atualização dos dados das chuvas e do nível do Rio Itajaí-Açu, além das ações estratégicas de resposta à crise, como o registro de ocorrências, a ativação de abrigos e os serviços afetados pelas chuvas.

A Secretaria de Defesa Civil segue acompanhando as demandas. Registros de ocorrências e pedidos de apoio devem ser feitos pelo telefone 199. O município reforça ainda que possui lonas para atender a comunidade caso haja necessidade de proteger locais afetados.

Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Nível do rio e previsão

De acordo com o AlertaBlu o nível do rio às 12h atingiu a marca de 7,59m, sendo um acréscimo de 13cm, com relação à última hora. A previsão é de que ainda chova nas próximas horas, entretanto, no final do dia de hoje, o sistema de baixa pressão se desloca ao oceano, alterando a condição climática para a quinta-feira, quando aberturas de sol devem ocorrer. 

Previsão de chuvas

A diretoria de Meteorologia em conjunto com o Ceops mantém a previsão de que o nível do rio deve atingir a cota de 8,50m por volta das 14h da tarde desta quarta-feira, 4. Lembrando que toda água que neste momento ocupa as calhas do Rio no Alto Vale tendem a chegar aqui em nossa região, entre 8h e 12h. 

Ocorrências registradas

Desde da última terça-feira, dia 3, até às 11h desta quarta-feira, dia 4, a Defesa Civil de Blumenau já havia registrado 23 ocorrências por conta das chuvas, com 14 deslizamentos de pequeno porte. As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e os agentes da Secretaria de Defesa Civil seguem acompanhando as ocorrências.

Abrigos ativados

Ainda não há registro de demandas por abrigos na cidade, mas o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população em caso de necessidade. Lembrando que no município há 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação. 

Turbidez da água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Samae, já registra  elevação nos níveis de turbidez da água captada para tratamento em Blumenau. Nesta quarta-feira, 4, os reservatórios encontram-se com a capacidade completa e trabalhando com a captação em 100%, mas a expectativa, devido à turbidez, é de que até a noite a capacidade de tratamento reduza em 30%, especialmente na ETA II, no bairro do Salto, que atende quase 70% da população. As máquinas do Samae seguem trabalhando na limpeza da bomba de captação para retirar entulhos vindo com as águas do Rio Itajaí-Açu. 

Serviços afetados

Até o momento, Blumenau não registra impactos nos serviços públicos. O transporte coletivo segue funcionando, bem como as estruturas de saúde e educação.
A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) segue trabalhando no apoio para retirada de barreiras.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE