Blumenau recebe proposta para revitalizar Museu Fritz Müller

Blumenau recebe proposta para revitalizar Museu Fritz Müller
Foto: Divulgação

Friday, 27 May 2022

Chamamento público resultou em uma entidade interessada na gestão museológica do local.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), encerrou o prazo de recebimento de proposta referente ao chamamento público para revitalização do Museu de Ecologia Fritz Müller. O processo, lançado durante solenidade festiva ao Bicentenário de Fritz Müller, apresentou uma entidade interessada na gestão museológica do local.
  
A proposta entregue pelo Instituto Cultural Soto (ICS) vai passar agora por avaliação de uma comissão, formada por representantes das secretarias de Turismo e Lazer (Sectur), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Cultura e Relações Institucionais (SMC). 
  
Em aproximadamente 30 dias a comissão fará a conclusão da análise da documentação de habilitação do chamamento público, explica o secretário de Parcerias e Concessões, Marcelo Althoff. “Se aprovado, o próximo passo será apresentação para o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). Após, será encaminhado para celebração do termo da parceria com o município”, aponta.
  
O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, destaca a proposta visa promover o Museu de Ecologia Fritz Müller como um centro de referência para a memória da história natural, bem como à memória do naturalista alemão radicado em Blumenau. “Este é um compromisso que assumimos, de promover a revitalização do Museu, preservando e protegendo o patrimônio material e imaterial vinculado ao Fritz Müller”, completa.
  
Com a gestão museológica do espaço pretende-se fazer um reposicionamento do museu, aponta o prefeito Mário Hildebrandt. “O museu tem potencial de ser um dos principais espaços destinados às ciências naturais do Brasil e do mundo, dada a importância de Fritz Müller para os estudos nesta área. Temos muito orgulho e queremos cada vez mais preservar o legado deixado por ele aqui em Blumenau”, finaliza.
   
O prazo para gestão museológica do Museu de Ecologia Fritz Müller, por meio de Termo de Parceria, é de até 60 meses, contatos a partir da assinatura do contrato, prorrogáveis pelo mesmo período em comum acordo entre as partes, cujas condições estarão dispostas posteriormente. 
   
O Instituto Cultural Soto (ICS)
  
O Instituto Cultural Soto (ICS) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – fundado em 2005 no estado de Santa Catarina. É homologada pelo Ministério da Justiça e reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual. Desde então, trabalha em diversos projetos na área museológica, buscando fomentar a cultura através destes espaços culturais. 
  
A atuação do ICS se dá tanto pelo comodato de acervos, como pela prestação de consultorias, auxiliando outras instituições na implantação de seus museus. Ao longo destes 17 anos, o ICS tem como principais parceiros a Marinha do Brasil e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). O ICS tem cumprido sua missão de fomentar a cultura museal em Santa Catarina, sendo a instituição privada que mais investiu nesta área em toda a história do estado.
  
Entre os principais museus implementados pelo ICS estão o Museu Oceanográfico Univali (MOVI); Ecomuseu Univali (ECOU); Museu Naval - Centro Cultural da Marinha em SC (CCMSC); Casa do Homem do Mar (CHM); Museu Histórico de Porto Belo (MHPB); Museu Estação do Mar (MEMA) e Museu dos Portos (MUPO).


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE