Pandemia derrubou PIB de centros urbanos

Pandemia derrubou PIB de centros urbanos
Foto: Divulgação

Monday, 19 December 2022

As maiores quedas são de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e São José dos Pinhais.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que os cinco municípios com maiores quedas de participação no PIB do Brasil, entre 2019 e 2020, foram São Paulo (9,8%), com perda de 0,5 ponto percentual; Rio de Janeiro (4,4%), 0,4 ponto percentual; Brasília (3,5%), 0,2 ponto percentual; Curitiba (1,2%), 0,1 ponto percentual; e São José dos Pinhais (0,3%), com queda de 0,1 ponto percentual.

Correspondendo a quase 20% do total do PIB do país no ano, os municípios têm em comum o fato de serem grandes centros urbanos (embora nem tanto no último caso) e terem grande participação do setor de serviços na atividade econômica.

“São Paulo e Rio de Janeiro já haviam sido as Unidades da Federação que mais perderam participação nas contas regionais de 2020. Destacamos a perda de participação da atividade de serviços como fator determinante para esses resultados, em especial a atividade de comércio em um cenário de pandemia em 2020”, afirma Luiz Antonio de Sá, analista de Contas Regionais do IBGE, em nota.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE