Foi multado? Saiba como obter desconto de até 40% no pagamento

Foi multado? Saiba como obter desconto de até 40% no pagamento
Foto: Divulgação

Monday, 02 January 2023

Sistema atrelado ao app da Carteira Digital de Trânsito permite obter desconto de até 40% no valor da multa, basta o condutor se cadastrar.

Desde que foi lançado em novembro de 2016, o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) proporcionou economia superior a R$ 292 milhões no pagamento de multas dos motoristas brasileiros, informou o Serpro (Serviço Federal de Processamentos de Dados).

Esse é o valor total obtido com os descontos de 40% oferecidos pela tecnologia desenvolvida pelo Serpro para a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Em todo país, 737 órgãos autuadores já aderiram ao sistema, o que representa uma cobertura que inclui todas as rodovias federais, centenas de prefeituras e quase a totalidade dos Detrans, com exceção de cinco Estados, que já estão em fase de contratação. O total de veículos cadastrados ultrapassa os 15 milhões.

Para ter direito ao desconto de 40%, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro e habilitar o veículo no aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou no Portal de Serviços Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br).

O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web.

Uma vez que o proprietário e/ou o condutor estejam habilitados no SNE, eles passarão a receber, de forma eletrônica, todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores aderidos ao sistema.

Também é possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e, ainda, realizar a indicação do condutor responsável pela infração.

O Sistema de Notificação Eletrônica é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Serpro para a Secretaria Nacional de de Trânsito. Para os motoristas, a grande vantagem é a redução no preço das infrações, mas merece destaque também a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações.

Pelo lado do órgão autuador, as vantagens são a redução no custo por notificação de infração, celeridade na entrega das notificações e aumento da efetividade no pagamento das multas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE