Focus agora vai pesquisar mobilidade urbana de Blumenau

Focus agora vai pesquisar mobilidade urbana de Blumenau
Foto: Reprodução

Thursday, 13 July 2017

O projeto FOCUS do primeiro semestre foi recém-divulgado, mas o trabalho não para.

Neste primeiro semestre de 2017 o projeto FOCUS, desenvolvido pelos cursos de Publicidade & Propaganda, Jornalismo e Matemática da FURB, estudou a Religiosidade do Blumenauense. A próxima pesquisa começa em agosto e já está definida: mobilidade urbana.
 
Foram 600 questionários respondidos pela comunidade, pessoalmente ou por telefone, através de uma equipe de 80 pessoas envolvidas (entre alunos e professores) para que a pesquisa fosse, enfim, finalizada e divulgada.
 
O relatório final da pesquisa resultou em 100 páginas e estampou a capa do Jornal de Santa Catarina, que é parceiro nesse projeto e tem exclusividade na divulgação dos dados, em primeira mão. 
 
 
Segundo a coordenadora do projeto, professora Cynthia Boos de Quadros, a maior dificuldade dessa pesquisa foi quanto ao cuidado pela amostra analisada. "Uma pesquisa desse porte tem todo um processo de execução que tem que ser respeitado. Então, a amostra tem que ser estratificada, de modo que todas as partes sociais sejam representadas, seja por sexo, faixa etária, renda, região, etc. Tudo isso interfere na composição da amostra e nós temos que administrar muito bem isso". 
 
Além da professora Cynthia, também fazem parte da equipe do projeto a professora Fabrícia Durieux Zucco e o professor Clovis Reis do curso de Publicidade; o professor Sandro Galarça do curso de Jornalismo e a professora Henriette Damm do setor de Matemática. Nesse semestre o projeto teve também uma parceria com o NERI FURB (Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade) para a elaboração do questionário. 
 
Próxima pesquisa será sobre mobilidade urbana
 
O projeto FOCUS do primeiro semestre foi recém-divulgado, mas o trabalho não para. O grupo já conhece o tema para o segundo semestre de 2017: A mobilidade urbana de Blumenau será analisada. "É um tema que já foi requisitado pelo nosso parceiro e que nós entendemos que é muito relevante na nossa sociedade" - explicou a professora Cynthia. 
 
A novidade para essa edição do FOCUS é uma parceria com outro projeto de extensão da FURB, o Cidade para Pessoas. "O projeto discute toda essa questão urbana e da cidade para as pessoas e como tornar esse espaço mais humanizado e inclusivo, então nós vamos desenvolver o instrumento, ou seja, o questionário, em parceria com a equipe do Cidade para Pessoas. Nosso objetivo com isso é promover cada vez mais a participação de outras áreas com novos temas para aperfeiçoar cada vez mais o nosso projeto" - afirmou a coordenadora do projeto. 
 
A pesquisa deve ser iniciada no próximo mês de agosto. 

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE