Ponte dos Arcos segue em fase de limpeza e pintura

Ponte dos Arcos segue em fase de limpeza e pintura
Foto: Divulgação

Thursday, 11 May 2023

Acesso pela Ponte dos Arcos fica novamente bloqueado ao trânsito neste sábado (13) e no domingo (14).

Há pouco mais de dois meses um dos marcos da cidade de Blumenau está em processo de revitalização. A Ponte dos Arcos, que faz a ligação entre os bairros Ponta Aguda e Vorstadt, vem recebendo a atenção do Poder Público, que além de repaginar o visual dela irá providenciar a substituição do mobiliário urbano e mais a melhoria do guarda corpo e também do paisagismo.

Aproveitando o fato de ser um cartão postal do município, inclusive por sua importância histórica devido à rota ferroviária, a Ponte dos Arcos vai ganhar vida nova após a obra. “Milhares de veículos usam este acesso de ligação de bairros diariamente, além de pedestres e ciclistas e com o restauro deste patrimônio proporcionaremos mais um espaço de contemplação ao rio e a cidade” analisa o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.

O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, aponta a importância para o turismo desta obra, não somente pela revitalização e contexto histórico, mas por tudo que ela vai representar. "Com a revitalização da estrutura conseguiremos aproximar ainda mais este espaço da comunidade e do turista, criando mais uma área de convívio social e de contemplação do rio e da cidade. A Ponte dos Arcos faz parte de um projeto maior no entorno da Rua Itajaí, que já entregou outras importantes feramentas, que transformam esta porta de entrada da cidade, em um grande complexo turístico”, completa

Para execução da obra, a Prefeitura de Blumenau nos últimos dois meses tem aproveitado para interditar o acesso à ponte nos fins de semana, que é justamente quando há uma redução no trânsito local. Durante a semana, os trabalhos prosseguem nas áreas internas da ponte, enquanto nos sábados e domingos é realizada a limpeza e pintura dos arcos da estrutura.

Inclusive, no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de maio, novamente o acesso fica interrompido aos veículos entre 5h e 19h, para continuidade dos trabalhos de revitalização. De acordo com o cronograma, a obra deve prosseguir até o último semestre do ano, com a possibilidade de estar concluída antes do período de Oktoberfest, mediante as condições climáticas. 

A revitalização da Ponte dos Arcos tem um investimento de R$ 820.944,96, com recursos próprios do município. A estrutura possui 160 metros de comprimento, com três arcos atarantados de 41,65 metros cada um e leva o nome em homenagem ao engenheiro Antonio Vitorino Ávila Filho que muito batalhou para a realização da construção.

Tudo de Cor

A pintura da Ponte dos Arcos conta com a parceria do Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil, inclusive em Blumenau, na Cachoeira de Concreto.  Todo material de tinta utilizado nos trabalhos na Ponte serão cedidos por meio da parceria.

O Tudo de Cor é um movimento sociocultural sustentável que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração.   
  
O Movimento Tudo de Cor, já produziu parcerias em outras cidades pelo Brasil, como por exemplo, o Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos  turísticos do país, que foi transformado em um ambiente ainda mais especial e colorido.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE