Blumenau passa a ter atendimento em saúde 24 horas

Blumenau passa a ter atendimento em saúde 24 horas
Foto: Divulgação

Friday, 10 November 2023

Lançamento do 'Alô Saúde' ocorreu no Salão Nobre nesta sexta-feira, dia 10.

Agilidade no atendimento e flexibilidade no acesso à saúde. Com este propósito, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), implantou o 'Alô Saúde', atendimento digital 24 horas por meio do 0800 686 6000. O recurso permite que certos tipos de consultas sejam feitas a distância, desafogando as unidades de saúde e os hospitais do município. O lançamento do serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Salão Nobre.

“A iniciativa representa um avanço no acesso à saúde e proporciona agilidade ao atendimento dos pacientes em nosso município. Além de ser uma alternativa eficiente de abordagem na prestação dos cuidados à população, o atendimento on-line possibilita que a pessoa descreva os sintomas e receba uma orientação assertiva para o seu caso em qualquer hora e momento”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt. 

A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, comemora a implantação do ‘Alô Saúde’. “O recurso é um importante aditivo à saúde da nossa cidade, já que, com a funcionalidade, nós conseguiremos potencializar o atendimento e permitir que mais pessoas tenham acesso às consultas e orientações por videochamada”, acrescenta.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a iniciativa promove flexibilidade de acesso para o usuário. “O paciente pode acessar o serviço 24 horas por dia e receber o atendimento ou os devidos encaminhamentos de onde estiver. É importante ressaltar que esse investimento beneficia os moradores e é mais uma forma de melhorar o atendimento à população”, enfatiza.

Para disponibilizar o serviço 24 horas à população, a Prefeitura de Blumenau investirá cerca de R$ 1,2 milhão, divididos em consultas especializadas, consultas no Pronto atendimento digital e teletriagem.

Fluxo do usuário

O usuário entra em contato pelo 0800 ou App Pronto. Tanto a ligação, quanto a videochamada serão direcionadas para o atendimento do técnico em enfermagem, que fará a primeira avaliação e a verificação dos sintomas. Se o paciente não estiver com sintomas, o profissional técnico dará orientações gerais e encerrará o atendimento. Agora, se o usuário estiver com sintomas, ele será transferido para o enfermeiro para triagem e será encaminhado para a telemedicina com o médico generalista. Esse médico dará todas as orientações, receituário e encaminhamento (se necessário) e encerrará a chamada. Em seguida, a ligação retorna para a equipe de avaliação para obter o feedback do usuário.


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Redação

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