Blumenau entrega nova estrutura da ESF Franz Zimdars

Blumenau entrega nova estrutura da ESF Franz Zimdars
Foto: Divulgação

Monday, 18 December 2023

Cerimônia ocorreu na manhã deste sábado, dia 16, na Vila Itoupava.

Uma estrutura nova, com mais de 525 metros quadrados de área construída na Rua Erwin Manzke, 5.607. Essa é a Estratégia Saúde da Família (ESF) Franz Zimdars, entregue à comunidade da Vila Itoupava na manhã deste sábado, dia 16. A solenidade contou com a participação do prefeito, Mário Hildebrandt, da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, do secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, do intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, demais autoridades e da comunidade local. 

O novo imóvel atende aos protocolos de acessibilidade, com sanitários acessíveis, inclusive a pessoas ostomizadas. Possui fraldário, sala de vacina e de odontologia e oito consultórios multiuso, que servirão como espaços de observação, curativo, procedimentos e acolhimento. A nova ESF é toda climatizada com ar-condicionado tipo split e oferece possibilidade de ampliação em caso de necessidade futura. O estacionamento, com 850 metros quadrados de área, possui 30 vagas disponíveis para veículos. No total foram investidos R$ 2.226.142,62 na obra, que durou cerca de 15 meses. O valor foi viabilizado por meio de operação de crédito no Banco do Brasil.

No novo endereço, a equipe da ESF Franz Zimdars seguirá fazendo o atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h. O telefone de contato também será o mesmo (47) 3381-7155. Com a entrega da nova estrutura, a unidade Franz Zimdars atual será desativada.

Para o prefeito esse é mais um passo rumo ao futuro.  “A entrega desta nova estrutura vem ao encontro das necessidades da comunidade, que cresce a cada dia. A partir de agora, os profissionais terão mais espaço para o atendimento da população”, acrescenta Hildebrandt.

"Hoje, uma equipe de saúde atenderá na unidade, mas, com o espaço que a estrutura oferece, nós teremos a oportunidade de colocar mais equipes, se necessário, no mesmo ambiente, para atender a população”, comenta a vice-prefeita.

O secretário de Promoção da Saúde comenta que a comunidade da Vila Itoupava, assim como de toda a nossa cidade, merece ser bem acolhida, com atendimento humanizado e espaço adequado. “Eu estou muito feliz de poder realizar a entrega dessa nova estrutura, que vai beneficiar os colaboradores e a população”, declara Lanzarin. 

"A ESF Franz Zimdars tem grande importância para a Vila Itopuava, já que a unidade é a mais distante do Centro da cidade e atende uma comunidade, predominantemente, rural. Estamos comemorando muito essa conquista, já que saímos de um espaço de 50 para mais de 500 metros quadrados. Ficamos muito felizes em poder entregar esse novo espaço para a população", finaliza o intendente distrital da Vila Itoupava.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE