Anatel diz que operadoras já podem ativar o 5G standalone
Foto: James Yarema/UnsplashWednesday, 04 December 2024
Rede chega a Indaial. Em Blumenau, apenas a Claro não fornece 5G, segundo o portal Nperf.
A principal faixa do 5G, conhecida como 5G standalone (SA), começou a operar em todo o território nacional nesta segunda-feira (2).
As operadoras já podem ativar esse 5G puro em qualquer cidade do país, caso desejem. No entanto, mesmo com a faixa liberada, isso não significa que a tecnologia será imediatamente implementada em todas as cidades.
O edital do leilão do 5G, realizado em 2021, estabelece que as empresas devem ativar a tecnologia em todas as cidades até o final de 2029.
Enquanto a velocidade do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, a do 5G pode alcançar velocidades entre 1 e 10 Gbps, o que representa um aumento de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.
Na última terça-feira (26), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a conclusão do processo de “limpeza” do sinal utilizado pelo 5G no Brasil.
No Brasil, a faixa utilizada pelo 5G é a de 3,5 gigahertz (GHz), anteriormente ocupada por serviços de satélites e radiodifusão, como as antenas parabólicas.
Por isso, para que o 5G puro pudesse ser ativado, foi necessário “limpar” a faixa, instalando filtros e kits para recepção do sinal de TV. Esse processo ficou sob a responsabilidade da EAF.
A liberação da faixa anunciada na terça-feira passada significa que não há risco de interferência no sinal 5G, permitindo que as operadoras ativem o standalone.
“A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo necessário para a chegada do 5G. O edital do 5G fixou um cronograma de instalação da nova tecnologia, que tem sido cumprido e mesmo antecipado pelas operadoras”, disse o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras, Marcos Ferrari.
Benefícios do 5G standalone
No início da operação, os usuários podiam se conectar ao 5G nas versões “non-standalone” (NSA), que utilizam parte da infraestrutura do 4G. Também existe o “DSS” (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, na sigla em inglês), que algumas operadoras promoveram como “5G” desde 2020, mas que na verdade usa apenas a estrutura do 4G.
O 5G SA se destaca pela “ultrabaixa” latência, o tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet – aquele “delay” que acontece em ligações em vídeo, quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja e ouça o que falamos.
“No 4G, quando é muito boa a latência, ela é de 50 a 70 milissegundos. No 5G, pode ficar de 1 a 5 milissegundos. Estamos falando em reduzir numa ordem de 10 vezes o tempo que uma informação leva para percorrer a rede”, disse Leonardo Capdeville, chefe de inovação tecnológica da TIM.
Outra característica do 5G SA, que o difere das gerações de rede anteriores, é que ele pode lidar com muito mais dispositivos ligados ao mesmo tempo.
A conexão também será mais confiável, pois um aparelho vai poder se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo. Isso é que vai revolucionar áreas como a indústria, a telemedicina, ambientes de realidade virtual, carros autônomos, entre outras.
Indaial conta com nova telefonia móvel 5G
Moradores de Indaial, no Vale Europeu, agora podem se conectar à rede 5G de telefonia móvel da Unifique. O avanço é resultado de investimentos em infraestrutura tecnológica realizados pela companhia, que tem funcionamento em todo o Brasil. Considerada uma das principais operadoras de telecomunicações do país, a empresa, com sede em Timbó, investe forte na intensificação da cobertura da nova tecnologia, ampliando as áreas de atendimento e torres de distribuição do sinal.
Segundo o diretor de Comunicação e Marketing da Unifique, Aldo Pasqualini, a novidade posicionará Indaial no mapa dos municípios mais bem conectados do país, integrando-o ao seleto grupo de cidades que dispõem da tecnologia 5G e 4G de última geração. A intenção é ajudar a proporcionar mais produtividade, especialmente para as empresas locais, permitindo inovações para diversas áreas. "Essa tecnologia é o passaporte para o avanço da digitalização no Brasil e a integração de diferentes tecnologias, como a inteligência artificial, robótica e internet das coisas. Com mais velocidade de conexão e sem a necessidade de fios, é possível realizar atividades com mais produtividade, gerando melhores resultados", comentou Pasqualini.
Os principais benefícios do 5G incluem a internet ultrarrápida e conexão mais estável, representando uma revolução na conectividade, com velocidades de conexão que podem ultrapassar 1 Gbps. No caso do 5G da Unifique, toda tecnologia foi desenvolvida pelo time interno da empresa, o que demonstra uma enorme capacidade técnica e valorização dos profissionais brasileiros, especialmente aqueles do Sul do país. "O 5G da Unifique é, para os nossos clientes e demais consumidores, uma opção de conectividade com uma rede totalmente nova, moderna e com planos muito competitivos”, avalia o diretor.
Clientes da Unifique de internet banda larga em Indaial têm ainda mais motivos para aproveitar. Aqueles que ainda não são clientes também podem aproveitar planos de celular com 10GB por R$ 39,90 ou ainda unificar tudo e ter plano de 500 mega de internet mais plano de celular a partir de R$ 149,90. Os planos com tecnologia 5G possuem ligações ilimitadas, uso de WhatsApp e Waze também ilimitados e pacotes de dados de até 200GB.
Conforme a estratégia de expansão da Unifique, que venceu o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2021 e se habilitou para ser uma operadora de celulares, a empresa passa a fornecer o serviço de telefonia móvel 5G com funcionamento em todo o Brasil.
Telefonia com ampla cobertura e qualidade de sinal
A Unifique é reconhecida nacionalmente pelo seu atendimento de qualidade e próximo de seus usuários, considerada a melhor operadora de banda larga fixa do Sul do Brasil pela pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida durante cinco anos consecutivos. A pesquisa é realizada anualmente pela Anatel.
Um dos grandes diferenciais é a praticidade na contratação dos serviços 5G, com presença de um aplicativo para facilitar a vida dos clientes, o Unifique Móvel, disponível nas lojas de apps. Todo o processo de cadastro e ativação pode ser feito digitalmente pelo celular. A conveniência e segurança do eSIM também estão disponíveis, permitindo a contratação e ativação do serviço sem a necessidade dos tradicionais chips físicos.