Base cartográfica do município é atualizada depois de 20 anos

Base cartográfica do município é atualizada depois de 20 anos
Foto: Divulgação

Thursday, 05 December 2024

Arquivos e imagens correspondentes ao perímetro urbano e área rural do município estão acessíveis à população.

Um importante serviço para a comunidade está disponível para os blumenauenses. Depois de 20 anos, a base cartográfica de Blumenau ganha uma importante atualização que está acessível a todos os moradores de forma gratuita.

De acordo com a equipe técnica da Diretoria de Cartografia e Cadastro Multifinalitário da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), a base de dados cartográficos do município, como mapas e ortofotocartas, foram atualizados partir de levantamentos aerofotogramétricos realizados entre 2022 e 2023.

A última atualização da base cartográfica era do ano de 2003. Nas últimas duas décadas, a realidade geográfica do município foi bastante alterada, considerando os novos loteamentos, desmembramentos, vias e infraestruturas, além de milhares de novas edificações, dentre muitos outros elementos a serem atualizados.

Com esta modernização, o município passa agora a oferecer uma base cartográfica mais qualificada seja quanto à resolução e precisão das imagens e mapas, agora na escala 1:1.000 (área urbana) e 1:5.000 (rural), como também na  geração dos modelos digitais de elevação (3D) até então inexistentes, gerados por Perfilamento a Laser. 

Os arquivos planialtimétricos e imagens correspondentes ao perímetro urbano e área rural do município já estão disponíveis para download no Portal de Dados da Prefeitura de Blumenau no endereço eletrônico: https://geo.blumenau.sc.gov.br/

“Uma base cartográfica digital e atualizada é componente essencial ao fomento do Cadastro Técnico Multifinalitário no Município, sendo estes, instrumentos fundamentais no planejamento da cidade, auxiliando na elaboração, locação e proposição de novos projetos de engenharia e infraestrutura nas mais diversas áreas, atendendo a esfera pública e privada, norteando ações futuras e permitindo a aplicação de procedimentos de gestão urbana e ambiental que assegurem o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida do cidadão blumenauense”, afirma o secretário de planejamento urbano, Éder Boron. 

O prefeito Mário Hildebrandt também enaltece a ferramenta disponibilizada de forma gratuita ao cidadão blumenauense. “É fundamental que o município detenha em seu banco de dados, as informações precisas da nossa geografia, do relevo, hidrografia, vegetação e de qualquer característica de solo que posso influenciar seja a um investidor ou mesmo ao poder público, na hora de ocupar ou não, determinada área da cidade”, avalia.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE