Quais são as doenças mais comuns do verão?
Foto: DivulgaçãoThursday, 02 January 2025
Vigilância Epidemiológica alerta aos cuidados com a saúde, que devem ser redobrados com a chegada das altas temperaturas.
Aproveitar a estação mais quente do ano com saúde e segurança. Com este objetivo, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, alerta a população em relação aos cuidados com o bem-estar, já que o organismo fica mais vulnerável a algumas doenças com a chegada das altas temperaturas.
A infectologista, Fernanda Arns, diz que o verão pode e deve ser aproveitado, compartilhando algumas dicas. “É fundamental estar atento e tomar medidas preventivas para garantir férias saudáveis e tranquilas, como, por exemplo, evitar a exposição excessiva ao sol, que pode causar dor de cabeça, tontura, vômito, náuseas, ou, ainda, palidez, desmaio e queimaduras na pele.”
“Como principais formas de prevenção estão o uso de filtro solar, a permanência à sombra, e o uso do chapéu ou boné e de roupas que minimizem o contato com o sol”, comenta Fernanda.
Entre as infecções que podem ocorrer no período em que as temperaturas estão mais elevadas estão a diarreia, a Covid, a dengue, além da intoxicação alimentar e das micoses e infecções de pele. “As pessoas costumam chamar de virose, mas nem sempre são os vírus que são causadores, e, sim, as bactérias. Muitas vezes, por conta do contato maior com os familiares e amigos, podem ocorrer diarreias e vômitos, pelo compartilhamento de copo ou até de banheiro. Por isso, o ideal é manter-se bem hidratado e lavar bem as mãos, louças e utensílios.”
Em relação à intoxicação alimentar, o cuidado com os alimentos é fundamental. “Prestar bastante atenção aos alimentos de consumo, principalmente maionese e carne, além, é claro, de avaliar as condições de higiene do ambiente”, enfatiza a infectologista.
Algumas doenças, como a Covid e a dengue, perderam a sazonalidade. “Estamos vendo circular com muito mais frequência. Por isso, é importante manter as medidas básicas de higiene, os ambientes abertos e ventilados, e a hidratação com água potável.”
Por último, e não menos importante, estão as micoses e infecções de pele. “Com tempos mais quentes, ficamos mais suados e úmidos. Esses fatores favorecem a proliferação dos fungos, deixando lesões avermelhadas, que coçam e descamam. Por isso, manter a pele hidratada e seca nas regiões mais úmidas e nas dobras, como virilha e entre os dedos é o ideal”, finaliza Fernanda.