Prefeitura pode comprar a sede da Unimed

Monday, 24 March 2025
O prédio abrigaria as Secretarias Municipais, hoje espalhadas pela cidade e pagando aluguel.
Quem passa na Rua das Missões – um pouco depois da Ponte de Ferro sentido Itoupava Norte – se depara com a grande estrutural predial onde fica o sede da Unimed, na Ponta Aguda.
Uma propriedade no valor de R$ 11 milhões erguida sobre um terreno de 4.520,68 m, o local abriga a cooperativa de saúde há décadas tendo, inclusive, um elevador para aumentar a acessibilidade a pessoas com dificuldades motoras e um amplo estacionamento.
Nesta quinta (20) o prefeito Egídio Ferrari (PL) assinou um decreto onde declara o imóvel como utilidade público para fins de desapropriação o que, na prática, significa que o Executivo tem a intenção de comprar o local para abrigar suas Secretarias Municipais (hoje espalhadas pelos mais diversos cantos da cidade).
Dessa forma, por exemplo, a Secretaria de Saúde (hoje na Dois de Setembro, Itoupava Norte), a Secretaria de Educação (atualmente na Rua Paraíba, Victor Konder) e a Secretaria de Trânsito (que opera na Rodoviária) poderiam ficar no mesmo lugar, dando um acesso mais prático para o contribuinte e economizando uma quantia considerável com os aluguéis que hoje paga.
No entanto, a aquisição não será tão simples.
A Unimed é uma cooperativa. Assim sendo, faz-se necessária uma assembléia para que seus cooperados deliberem sobre o negócio. Tal reunião ocorrerá em 31 de março, ou seja, segunda que vem.
Isso reequilibraria a desvantajosa estatística que versa a diferença entre os gastos com aluguel. Em 2018, por exemplo, o Executivo Municipal (na gestão do ex-prefeito Mário Hildebrandt) torrou R$ 7,2 milhões só com as locações que precisou pagar.
Agora é questão de aguardar os próximos capítulos.