Blumenauenses conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Thursday, 10 July 2025
Evento foi realizado nesta quarta-feira, em Florianópolis, e reuniu estudantes e professores.
A Cerimônia Nacional de Premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2025 teve nove estudantes da Rede Pública Municipal de Blumenau condecorados com medalhas de ouro, prata e bronze. O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 9, em Florianópolis, e reuniu estudantes e professores premiados de diferentes cidades de Santa Catarina.
Blumenau foi destaque na premiação, com a conquista de uma medalha de ouro, cinco de prata e duas de bronze; além do certificado para todos os premiados. Os resultados refletem o empenho dos estudantes e o trabalho de incentivo à matemática desenvolvido nas instituições de ensino da Rede Pública Municipal.
A OBMEP é um projeto de abrangência nacional, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é voltada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Criada em 2005, a olimpíada tem como principais objetivos: estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em carreiras científicas e tecnológicas.
A Secretária Municipal de Educação, Simone Probst, celebrou o resultado com entusiasmo:
“Esse reconhecimento mostra o quanto nossos estudantes são dedicados e o quanto nossos professores têm se empenhado em tornar o ensino da matemática mais próximo e acessível. Estamos muito orgulhosos.”
Confira os estudantes premiados:
Ouro
Natalia Gianisini Dietrich – EBM Francisco Lanser
Prata
Samuel Coelho Ribeiro Coppe – EBM Lauro Müller
Felipe de Araújo e Silva – EBM Prof. Fernando Ostermann
Aurora Sofia Mendes Gonçalves – EBM Tiradentes e Profª Júlia Strzalkowska
Julia Eduarda Passold – EBM Anita Garibaldi
Paloma Beatriz Rohweder – EBM Duque de Caxias
Cecília Fontanive Frizzo – EBM Wilhelm Theodor Schürmann
Bronze
João Gustavo Bressanini – EBM Paulina Wagner
Guilherme Schaefer Schroamm – EBM Machado de Assis