Blumenau pretende fazer concessão do Parque Carlos Zadrozny

Blumenau pretende  fazer concessão do Parque Carlos Zadrozny
Foto: Divulgação

Thursday, 07 August 2025

Objetivo é transformar o espaço em referência de lazer, cultura e sustentabilidade.

A Prefeitura de Blumenau abriu um edital para receber propostas de empresas interessadas em participar de uma futura concessão para cuidar e melhorar o Parque Prefeito Carlos Curt Zadrozny. A intenção é economizar recursos públicos e deixar o local mais atrativo para moradores e visitantes.

O parque tem 95,8 mil m² e custa entre R$ 250 mil e R$ 270 mil por mês para ser mantido. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, “o objetivo é receber ideias que ajudem a criar um modelo de concessão que funcione tanto do ponto de vista turístico quanto financeiro, oferecendo mais qualidade para a população”.

O edital, disponível no site da Prefeitura de Blumenau, é destinado a pessoas físicas ou jurídicas, que podem apresentar propostas individualmente ou em consórcio, para a utilização sustentável do parque. O projeto deve combinar áreas públicas de lazer com estruturas privadas que garantam a viabilidade econômica e a operação do espaço.

As possibilidades são amplas: equipamentos esportivos, espaços culturais ou centros de eventos, áreas gastronômicas, parques de diversões, e muito mais. “Queremos transformar o Parque Carlos Curt Zadrozny em um local que valoriza a qualidade de vida, preserva o  meio ambiente e oferece experiências únicas para a comunidade, tornando-o referência para o Estado”, projeta o prefeito Egidio Ferrari.

“Blumenau possui vários equipamentos turísticos atrativos. A concessão do Parque o tornaria mais um destino vibrante, unindo natureza, cultura, esporte e lazer”, acrescenta o secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld.

A participação no edital não implica em obrigatoriedade de contratação por parte do município, nem atribui direito de preferência em futuras licitações. Os interessados têm até o dia 10 de agosto para se inscrever, enviando a ficha de inscrição e demais termos para o e-mail daf.sectur@blumenau.sc.gov.br. Depois de validada a inscrição, os interessados terão 90 dias para apresentação da proposta, contendo o relatório técnico completo, conforme previsto no edital.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE