Defesa Civil está em alerta e abrigo já foi ativado na Velha após enxurrada

Defesa Civil está em alerta e abrigo já foi ativado na Velha após enxurrada
Foto: Divulgação

Wednesday, 17 January 2018

Blumenau registrou nas últimas horas metade da média de chuva do mês de janeiro.

Com a chuva que atingiu Blumenau nas últimas três horas, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão, ativou há pouco o abrigo localizado na Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, 1.563.

Foram registrados em média 55 milímetros de chuva na cidade, e os bairros com maior volume foram Garcia, Velha e Vila Nova. Em 40 minutos, a região Sul recebeu 93,6 milímetros de chuva. Em cerca de três horas, Blumenau registrou em alguns pontos a metade do volume de chuva esperado no mês de janeiro, que é de 180 milímetros.

A Defesa Civil está de plantão e desde que a enxurrada começou, já foram registradas cerca de 120 ocorrências, que envolvem deslizamentos, obstrução de ruas e de bueiros, quedas de árvores e alagamentos.

A previsão do Alertablu é que a chuva siga no município nas próximas duas horas, de intensidade fraca a moderada, já que as áreas mais intensas de instabilidade se afastaram. A próxima medição está prevista para as 3 horas da manhã desta quarta-feira, dia 17.

A orientação das equipes da Defesa Civil é de que aquelas pessoas que não precisam sair de casa e estão em local seguro, não circulem pelas ruas, já que muitas ainda estão com água sobre a pista. Para aquelas pessoas que estiverem em situação de risco, com possibilidade próxima de suas residências de deslizamentos, queda de árvores, rachaduras ou problemas com energia elétrica, a orientação é de que se dirijam para um local seguro, para a casa de amigos e parentes ou para o abrigo ativado na Rua João Pessoa.

A Prefeitura esclarece ainda que a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana já está com equipes nas ruas trabalhando para a desobstrução de vias, conforme as condições. 

Forte chuva desta terça-feira afeta abastecimento de água da ETA II

O Samae informa que, em função das fortes chuvas desta terça-feira, dia 16,, teve que interromper o tratamento de água da ETA II, localizada na Rua Bahia. A parada na estação foi necessária para realizar a limpeza das cisternas que foram inundadas. O trabalho de limpeza e retirada de água já foi iniciado e tem previsão de ser concluído ao longo da madrugada desta quarta-feira, dia 17. Devido aos trabalhos, algumas regiões podem sofrer com desabastecimento de água, que deve ser normalizado ao longo da quarta-feira. O Samae pede a compreensão e solicita que os moradores economizem água.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE