Servidores usam carro da prefeitura para fins pessoais

Friday, 31 October 2025
Entre eles, estaria até mesmo Norberto Ramalho, intendente da Vila Itoupava.
Na terça (28) o presidente da Câmara de Vereadores, Ito de Souza (PL), fez uma gravíssima denúncia: servidores da prefeitura estariam usando carros oficiais para fins pessoais.
Exibindo diversas fotos e vídeos comprovando o absurdo, o vereador mostrou um dos veículos (Hyundai HB20) sendo usado por um servidor para buscar uma criança na Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann (Itoupava Central), posteriormente levando-a até a CEMATEPCA, na Vila Itoupava. O mesmo veículo teria sido usado por reiteradas vezes pelo funcionário público para fazer compras em mercados e agropecuárias.
Contudo, a denúncia mais grave tem nome e sobrenome: Norberto Ramalho, o intendente da Vila Itoupava. De acordo com Ito, ele usaria um Fiat Strada (placas RYX-3I96) oficial da intendência para realizar fretes colaborativos em plena luz do dia.
“Essa farra com o patrimônio do povo precisa acabar”, afirmou o líder do Legislativo Municipal.
Em seguida, encaminhou todas as provas ao prefeito Egídio Ferrari (PL). O Executivo afirmou que ouvirá todos os envolvidos no caso antes de tomar sua decisão.
Ontem (30), Ito formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público. “Encaminhei as provas ao prefeito Egídio Ferrari, mas, diante da falta de retorno, protocolei a denúncia no MP para que as medidas cabíveis sejam adotadas”. O protocolo da denúncia marca o início da apuração formal dos fatos pelo Ministério Público.
Uma vez em mãos da Promotoria de Justiça, as provas serão analisadas podendo acarretar um procedimento investigativo ou até em uma ação judicial contra os envolvidos. Não descartado o indiciamento do próprio município em caso de prevaricação.
Lembrando que há precedentes: em 2022, carros da prefeitura eram usados para o lazer de servidores com seu GPS dessincronizado do que poderia ser acompanhado no Portal Transparência.