Passarela panorâmica pode mudar o cenário do Centro

Thursday, 04 December 2025
Projeto visa ligar a Margem Esquerda a Prainha e contempla até a possibilidade de uma nova ponte para automóveis ligando a Ponta Aguda à Rua Namy Deeke.
Um projeto de passarela que estava engavetado há anos foi retomado pela Prefeitura de Blumenau. A proposta, que visa criar uma estrutura panorâmica e arquitetonicamente marcante sobre o Rio Itajaí-Açu, promete transformar a conexão e a mobilidade urbana entre a área da Prainha e a Margem Esquerda.
Retomada de ideia vencedora de concurso
O projeto é baseado no desenho original que venceu um concurso público em 2011, desenvolvido à época pelo Estúdio Módulo (antigo Estúdio América), mas que nunca foi executado.
Mais de uma década depois, a administração municipal estuda reativar a ideia. Contudo, antes de sair do papel, o projeto precisará de uma atualização técnica para se adequar aos padrões atuais de engenharia, segurança e urbanismo.
Nova rota panorâmica e integração urbana
A passarela será um elemento-chave na integração de áreas revitalizadas, formando uma nova rota para pedestres, ciclistas e turistas.
Segundo o Secretário de Planejamento Urbano, Daniel Maffezzolli, a nova estrutura se encaixará no projeto de revitalização da margem esquerda, que está sendo concebido como um parque linear.
“A passarela conecta a margem direita à esquerda e fecha um circuito central para pedestres, valorizando o centro histórico e impulsionando o transporte ativo,” explicou o secretário Daniel Maffezzolli.
O planejamento maior prevê ainda que a passarela contribua para a conexão do fim da Margem Esquerda à Ponte de Ferro, criando um grande anel de circulação urbana totalmente voltado para quem utiliza o transporte ativo (sem carro).
Mobilidade urbana: passarela e nova ponte em análise
Além da passarela, Blumenau estuda outra intervenção de mobilidade na região central: a possibilidade de uma nova ponte para carros.
Em fase de análise preliminar, esta nova ligação conectaria a Ponta Aguda à Rua Namy Deeke, buscando ampliar alternativas de acesso e circulação veicular.