Apesar de ciclone, as aulas estão mantidas

Tuesday, 09 December 2025
A previsão para essa terça é de ventos fortes e tempestades pontuais.
A rede municipal de ensino de Blumenau manterá as aulas nesta terça-feira, 9 de dezembro, apesar do alerta de chuva persistente e da atuação de um ciclone extratropical sobre Santa Catarina. Em contraste, a Secretaria Estadual de Educação determinou a suspensão das atividades em grande parte da rede estadual devido ao alto risco meteorológico.
Rede Municipal de Blumenau: aulas mantidas com flexibilidade
A Secretaria de Educação de Blumenau confirmou que todas as unidades municipais funcionarão normalmente. A decisão se baseia na avaliação da Defesa Civil de que não há um risco que exija a suspensão geral das aulas.
-
Previsão Local: O coronel Carlos Olímpio Menestrina, secretário de Defesa Civil municipal, informou que Blumenau terá chuva concentrada, com volume estimado entre 50 e 70 milímetros em 24 horas. No entanto, a intensidade é esperada para ser mais amena que em outras regiões do estado.
-
Ausências Justificadas: Para as famílias que optarem por não levar os filhos à escola por preocupação com a segurança ou alagamentos pontuais, as ausências serão facultativas e justificadas. Caso haja avaliações programadas, as escolas garantirão novas datas para evitar prejuízos aos estudantes.
-
Melhora Prevista: A maior concentração de chuva é esperada entre o final da madrugada e o início da manhã de terça-feira, com a previsão de que o tempo melhore durante o dia e a quarta-feira (10) seja de sol, mas com ventos fortes.
Suspensão na Rede Estadual e alerta em SC
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, emitiu um comunicado recomendando a suspensão das aulas na rede estadual em áreas classificadas como laranja (alto risco) e vermelho (muito alto).
- Suspensão na terça (9): A suspensão se estende aos turnos matutino, vespertino e noturno nas regiões de Meio-Oeste, Planalto Norte, Oeste, Extremo Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí.
Ciclone extratropical atípico: o pior dia é hoje
O fenômeno que influencia o tempo em Santa Catarina é um ciclone extratropical, cuja atuação se estende entre esta segunda-feira (8) e a quinta-feira (11).
-
Atipicidade: Este ciclone é considerado atípico por se desenvolver tão próximo ao início do verão, com uma pressão mais baixa e deslocamento lento, agravando as condições de impacto.
-
Segunda-feira (8): A instabilidade começou no Grande Oeste, Planaltos e parte do Vale do Itajaí com temporais, ventos intensos e possibilidade de granizo pontual, que se estendeu pela tarde e noite.
-
Terça-feira (9): Considerado o pior dia do evento climático, o ciclone avança, trazendo chuvas persistentes e volumosas em todas as regiões, incluindo o Litoral. As temperaturas caem para cerca de 20°C.
-
Ventania e maré: Rajadas de vento no litoral podem atingir 80 km/h, com risco de danos estruturais e interrupção na energia. A agitação marítima aumenta, com ondas podendo chegar a 3 metros entre Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Previsão para quarta e alerta máximo
Na quarta-feira (10), o sistema começa a se deslocar para alto-mar, mas o vento associado ao ciclone ganha força.
-
Ventos Fortes: Rajadas de direção oeste são esperadas entre 60 e 80 km/h na maior parte do estado, podendo chegar a 90 km/h nas áreas costeiras e serranas, mantendo o risco de destelhamentos e quedas de árvores.
-
Ressaca: A agitação marítima se intensifica entre quarta e quinta-feira (11), com risco de ressaca, exigindo a interrupção de atividades náuticas e de pesca.
As autoridades de Defesa Civil reforçam a necessidade de a população evitar áreas abertas e buscar locais seguros, fixando ou recolhendo objetos soltos que possam ser arremessados pelos ventos.