Vendaval provoca quedas de árvores

Thursday, 11 December 2025
Defesa Civil de Blumenau atendeu a ocorrências pontuais.
Uma intensa trovoada acompanhada de altos volumes de chuva atingiu Blumenau e cidades vizinhas na tarde desta quarta (10), resultando em alagamentos pontuais e transtornos localizados na região do Vale do Itajaí. O evento meteorológico é atribuído à passagem de um Ciclone pela região.
Em Blumenau, a Defesa Civil confirmou que não houve registros de ocorrências graves, apesar da intensidade do vento e de algumas precipitações. As principais situações atendidas foram a queda de duas árvores e um pequeno deslizamento de terra:
-
Queda de Árvore 1: Rua Benigno Joaquim dos Santos, no Ribeirão Fresco.
-
Queda de Árvore 2: Rua Adolfo Schwantz, na Itoupava Central.
-
Deslizamento: Rua Luis Pasteur, no Tribess.
Além disso, vídeos compartilhados nas redes sociais por motoristas mostraram pontos de alagamento temporário em diversas vias, incluindo a Rua Nereu Ramos, no bairro Jardim Blumenau, na região central da cidade.
Situação em cidades vizinhas
Os transtornos se estenderam aos municípios próximos. Imagens veiculadas nas redes sociais confirmaram o acúmulo de água em ruas de:
-
Timbó: Com registros de alagamentos nos bairros das Capitais e Estados, além de problemas na Rodovia que liga a cidade a Indaial.
- Indaial: Ocorrências de alagamentos foram registradas, sobretudo no bairro Nações.
Previsão e monitoramento
A Defesa Civil informou que, após a trovoada, o tempo deve se estabilizar no município. A previsão para esta quuinta (11) é de sol e tempo firme. No entanto, a população deve permanecer atenta a um risco secundário: a previsão indica rajadas de vento em alguns momentos.
A equipe da Defesa Civil permanece em monitoramento constante e reforça o canal de comunicação para emergências ou necessidade de orientação.
Contato para emergências: A população pode acionar o suporte ligando para o telefone 199.