Cerca de 15 mil imóveis ainda estão sem luz

Cerca de 15 mil imóveis ainda estão sem luz
Foto: Divulgação

Thursday, 11 December 2025

Ventos de quarta-feira causaram danos extensos à rede elétrica; Celesc mobiliza equipes e projeta normalização do serviço até o final da noite desta quinta.

A Agência Regional da Celesc em Blumenau continua em força-tarefa para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em diversas cidades do Vale do Itajaí. Segundo o último levantamento divulgado pela estatal às 10h desta quinta-feira (11/12), cerca de 15 mil unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica na região, devido aos estragos provocados pelos ventos intensos do ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina na quarta-feira.

O pico das ocorrências foi registrado às 18h44 de quarta-feira, quando mais de 70 mil clientes chegaram a ser afetados, com 37.813 unidades consumidoras totalmente desligadas. Até a manhã de quinta, o número de clientes sem luz havia sido reduzido, mas ainda restavam 15.086 unidades com o serviço interrompido e 469 chamados pendentes de atendimento.

Distribuição dos danos e previsão de reparos

A Celesc informou que a maioria dos problemas está ligada à queda ou projeção de vegetação sobre as redes, um efeito direto dos ventavais. A complexidade dos reparos e o acesso dificultado em alguns pontos tornam o trabalho gradual.

A companhia mobilizou um aparato significativo, incluindo 26 viaturas de atendimento emergencial, cinco caminhões para serviços em redes desligadas e outros dois para manutenção em redes energizadas. A previsão é que a maior parte dos reparos seja concluída e o fornecimento totalmente normalizado até a noite desta quinta-feira, contanto que as condições climáticas não apresentem novos vendavais.

Em Blumenau, o bairro mais atingido, segundo o monitoramento da Celesc das 11h, era a Velha (124 unidades). Outros municípios da Regional também apresentavam interrupções significativas:

Município Unidades Afetadas (aprox.)
Doutor Pedrinho 419
Blumenau 135
Rio dos Cedros 125
Pomerode 75
Brusque 40

Orientações de segurança e contato

A Celesc reforça o alerta de segurança à população:

  • Mantenha distância de cabos caídos ou partidos e de postes danificados.

  • Não tente realizar reparos por conta própria.

Para comunicar a falta de energia ou situações de risco, a companhia disponibiliza seus canais oficiais de atendimento:

  • Telefone: 0800 048 0196

  • WhatsApp: (48) 99860-0067

  • Aplicativo Celesc (disponível para Android e iPhone)

  • Agência Web: www.celesc.com.br


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE