Bebê de Blumenau ganha nome de médico após parto em AGF

Bebê de Blumenau ganha nome de médico após parto em AGF
Foto: Divulgação

Monday, 26 January 2026

Surpresa na Velha: Gael Aytan nasceu antes de chegar ao hospital e recebeu homenagem emocionante da família.

Um nascimento inesperado mobilizou a equipe do AGF Velha, em Blumenau, e terminou em uma homenagem que eternizou o vínculo entre médico e paciente. O pequeno Gael nasceu no dia 15 de janeiro, dentro da Unidade de Saúde, após sua mãe, Adriana Amaral de Oliveira, perceber que não haveria tempo para chegar ao hospital. O carinho no atendimento foi tão marcante que o bebê foi registrado como Gael Aytan, em honra ao médico que realizou o procedimento.

Correria e emoção no estacionamento da Velha

Aos 41 anos, adriana começou a sentir contrações intensas enquanto estava na casa da sogra. Ao notar a rapidez do trabalho de parto e para evitar que a filha de três anos presenciasse a cena de forma assustadora, o casal desviou a rota e buscou socorro imediato no ambulatório geral da família (agf) do bairro velha.

"vim trazer um pouco de emoção para vocês hoje", brincou a mãe ao chegar à unidade, sendo prontamente amparada pelos servidores desde o estacionamento.

A homenagem ao médico Aytan Hachuy

O parto foi conduzido pelo médico Aytan Hachuy, que confessou não realizar um procedimento desse tipo há muitos anos. A conexão entre a técnica médica e a humanidade do momento tocou a família. Segundo adriana, a escolha do nome foi motivada pelo 'carinho nos olhos' do profissional durante o nascimento.

Segurança e recomendações da Semus

Apesar do desfecho feliz e da competência demonstrada pela Rede Municipal de Saúde de Blumenau, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) reforça que as gestantes devem priorizar os hospitais da rede SUS para o parto.

As unidades hospitalares possuem infraestrutura completa, como:

  • centros cirúrgicos equipados;

  • utis neonatais para suporte imediato;

  • equipes especializadas em complicações de alta complexidade.

O secretário de Saúde, Douglas Rafael, destacou que o caso evidencia a excelência dos profissionais que atuam na porta de entrada do sistema em Blumenau, garantindo segurança mesmo em situações atípicas fora do ambiente hospitalar.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE