Mutirão de castrações é iniciado com dez esterilizações no Cepread

Mutirão de castrações é iniciado com dez esterilizações no Cepread
Foto: Reprodução

Wednesday, 31 January 2018

Edital prevê a realização de até 720 castrações em um prazo de 12 meses.

O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) iniciou, nesta terça-feira, dia 30, o mutirão de castrações gratuitas de cães e gatos de rua. Somente no primeiro dia, os profissionais da unidade realizaram esterilizações cirúrgicas em dez animais, sendo seis cachorros e quatro gatos. Os procedimentos prosseguirão nas próximas semanas. O edital de chamamento público nº. 01/2017 - Cepread estabelece uma cota de até 720 castrações em um prazo de 12 meses.

Os animais serão enviados por três protetoras independentes e pela Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu), que passaram pelo processo de habilitação promovido no ano passado pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus). O controle reprodutivo de cães e gatos errantes está previsto e é considerado um dos pilares do Código Municipal de Bem-Estar Animal, instituído em junho de 2016.

O coordenador da Política de Proteção aos Animais de Blumenau, Luis Carlos Kriewall, destaca que as esterilizações transcorreram com êxito. “Conseguimos trabalhar com duas equipes para realizar os procedimentos da melhor forma possível. Cada castração durou cerca de meia hora. Depois, os animais ficaram em observação e foram liberados após avaliarmos a condição de cada um”, explica.

Para Cristina Pfuetzenreiter Miyazaki, uma das protetoras credenciadas e responsável por encaminhar os dez animais, o mutirão atende a uma das principais demandas de pessoas e entidades que atuam na área. “Há aproximadamente vinte anos, falo da necessidade de termos o Cepread e hoje me senti integrante desta história, pois, por meio de um edital que foi acessível a todos os protetores, me inscrevi e ganhei as castrações. Em médio prazo, o reflexo será sentido por todas as pessoas que lutam pelo bem-estar dos animais. Que este programa continue por alguns anos, para que possamos finalmente fazer o controle populacional de cães e gatos em nosso município”, enfatiza.

Relação de habilitados
Entidades protetoras de animais:
- Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu)

Protetoras independentes de animais:
- Cristina Pfuetzenreiter Miyazaki
- Márcia Filomena Schmitz
- Ivanilde de Amorim Gomes


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE