Rodoviária de Blumenau começa a cobrar estacionamento dos motoristas

Rodoviária de Blumenau começa a cobrar estacionamento dos motoristas
Foto: Local é considerado uma das piores rodiárias do estado (divulgação)

Thursday, 05 February 2026

Após polêmica com banheiros, terminal na Itoupava Norte implementa nova tarifa.

A rotina de quem frequenta a rodoviária de Blumenau sofreu uma nova alteração nesta quinta-feira (5). Após a implementação da cobrança pelo uso dos banheiros, que gerou debate na cidade, o terminal agora passou a cobrar também pelo uso das vagas de estacionamento. A medida, que já estava prevista no contrato de concessão assinado há um ano, pegou alguns motoristas de surpresa, mas faz parte do pacote de gestão da iniciativa privada.

Para quem utiliza o espaço apenas para embarque e desembarque rápido, foi estabelecido um tempo de tolerância de 10 minutos. Após esse período, o sistema de tarifação entra em vigor. A empresa responsável pela administração do terminal justifica que a cobrança visa garantir maior organização e segurança, além de viabilizar investimentos na estrutura, como a instalação de novas câmeras e monitoramento por imagens para identificar possíveis danos nos veículos.

Regras e fiscalização

Embora a mudança tenha causado estranhamento, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) esclareceu que, por se tratar de uma concessão prevista em edital, o papel do órgão agora resume-se à fiscalização do cumprimento das normas legais e contratuais. O contrato de concessão, que completou seu primeiro aniversário no último mês, já dava o respaldo jurídico para que a empresa explorasse economicamente áreas como sanitários e estacionamento em troca de melhorias no prédio.

A nova dinâmica exige atenção redobrada dos blumenauenses que costumam deixar o carro no local para aguardar passageiros ou despachar encomendas. Com a instalação de cancelas e totens, o fluxo de entrada e saída passa a ser controlado eletronicamente, encerrando o período de uso gratuito que perdurou por décadas na rodoviária.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE