Prefeitura apresenta o aplicativo Pronto Mobile para a comunidade

Prefeitura apresenta o aplicativo Pronto Mobile para a comunidade
Foto: Reprodução

Wednesday, 28 March 2018

Ferramenta estará disponível para usuários do SUS a partir do dia 11 de abril.

Nesta quarta-feira, dia 28, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Promoção da Saúde (Semus) e de Gestão e Transparência (Segt), apresentou à comunidade o aplicativo Pronto Mobile. Realizado nas dependências da Escola Técnica do SUS (Etsus), o evento contou com a participação do prefeito Napoleão Bernardes, do vice-prefeito Mário Hildebrandt, da secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, e da diretora geral da Segt, Sabrina Almeida, além de vereadores e outras autoridades municipais.

Por meio desse app para smartphones, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município terão acesso a diversas informações, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde. A maior novidade trazida é a possibilidade de agendamento de consultas eletivas médicas e odontológicas, ou seja, aquelas de rotina. Inicialmente, essa funcionalidade estará disponível como piloto apenas para pacientes do Ambulatório Geral da Escola Agrícola.

Na ocasião, o prefeito Napoleão Bernardes lembrou que a criação do Pronto Mobile só foi possível em decorrência da informatização de toda a rede municipal de saúde. “Há quase seis anos, assumi o compromisso de implantar o Sistema Pronto nas mais de 70 unidades de saúde de Blumenau, processo totalmente concluído em setembro do ano passado. Agora demos mais um grande passo, que é a criação do aplicativo. Esses avanços têm nos permitido eliminar o uso de papel e otimizar a gestão da saúde no município”.

Em sua fala, a secretária Maria Regina Soar comemorou a conquista e afirmou que a mobilização de diversas secretarias foi decisiva para viabilizar a ferramenta. “Fico muito feliz por entregarmos mais essa inovação para a comunidade. A construção do Pronto Mobile foi feita a muitas mãos, com muito trabalho em equipe. Esperamos que, em breve, possamos estender a opção de agendamento de consultas para todas as unidades da rede municipal de saúde”.

Como usar o Pronto Mobile

A partir do dia 11 de abril, o app estará disponível para download em smartphones com sistema Android. Já a sua disponibilização para dispositivos com sistema operacional iOS vai depender do andamento do processo de liberação. Os usuários da rede municipal de saúde precisarão estar com o cadastro atualizado em suas respectivas unidades básicas de referência para ingressar na plataforma. Na tela inicial, o Pronto Mobile solicitará o CPF, município e data de nascimento para login, além de um e-mail que será cadastrado durante o primeiro acesso.

O aplicativo poderá ser baixado por todos os usuários do SUS de Blumenau. Inicialmente, a única funcionalidade que terá acesso restrito é a de agendamento de consultas. Apenas pacientes do AG da Escola Agrícola estarão habilitados para essa opção. Importante ressaltar que haverá uma cota de marcações por meio da plataforma. O restante ainda continuará ocorrendo presencialmente às sextas-feiras, no AG.

Os cidadãos que realizarem o agendamento de modo online receberão notificações dois e um dia antes da consulta. Em até um dia útil de antecedência, a marcação pode ser cancelada via ferramenta. Se o usuário não anular o agendamento e não comparecer ao atendimento, terá o acesso bloqueado a esta funcionalidade. Para liberá-lo novamente, deverá ir ao posto de saúde para justificar a ausência.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE