Pesquisa avalia o ‘outro’ lado da Barragem Norte

Pesquisa avalia o ‘outro’ lado da Barragem Norte
Foto: Divulgação

Thursday, 19 April 2018

Os resultados da análise qualitativa desenvolvida a partir das diferentes fontes teóricas e documentais identificaram um conjunto de fortes impactos na vida e território Xokleng Laklãnõ.

Identificar, registrar e analisar contextos, impactos e processos de des-re-territoralização sofridos pelo Povo Xokleng Laklãnõ - Terra Indígena Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, a partir da construção da Barragem Norte (1972-1992). Este é o foco da tese de doutorado de Catia Dagnoni. A acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB vai apresentar os resultados da pesquisa no dia 27 de abril. 

Sob o título “O Outro Lado da Barragem Norte: Território e Memória e/m Resistência Xokleng Laklãnõ” e orientada pela professora Lilian Blanck de Oliveira, a acadêmica fez inúmeras pesquisas entre cartas, relatórios, laudos e artigos. Em parceria com um projeto da Fundação Cultural de Rio do Sul, Museu Histórico e Cultural e Arquivo Público Histórico, foram feitas 18 encontros dialogados (via entrevistas semiestruturadas), com pessoas da Terra Indígena Ibirama, que vivenciaram a construção e impactos da Barragem Norte, cujo conteúdo foi transcrito, sistematizado e disponibilizado na Coleção Dossiê Indígena.

Os resultados da análise qualitativa desenvolvida a partir das diferentes fontes teóricas e documentais identificaram um conjunto de fortes impactos culturais, sociais, políticos, econômicos e ambientais a incidir e precarizar a vida e território Xokleng Laklãnõ há mais de quatro décadas, em consequência da construção da Barragem Norte.

Os diferentes processos de des-re-territorialização vivenciados no decorrer destes processos, sinalizaram no lastro das memórias coletivas e subterrâneas tecidas no decorrer dos diferentes tempos/espaços/lugares desta etnia, os elementos-chave para sua resistência, articulação e superação transformando o “outro” lado da Barragem Norte em um território de significação em lutas e direitos, enquanto integrantes legítimos da e na diversidade da comunidade regional do Vale do Itajaí, tradicional Vale Xokleng Laklãnõ.
 
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Doutorado em Desenvolvimento Regional
Tese:
 “O “outro” lado da Barragem Norte: território, memória em resistência – Xokleng Laklãnõ”
Doutoranda: Catia Dagnoni
Orientador: Lilian Blanck de Oliveira
Defesa: dia 27 de abril (sexta-feira), às 14h, na Sala: F-101, Campus 1 da FURB

A defesa é aberta à participação da comunidade.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE