Enem abre inscrições em maio

Enem abre inscrições em maio
Foto: Reprodução

Monday, 23 April 2018

Para quem deseja a chance de uma vaga na faculdade e tem a possibilidade de investir extorsivos R$ 85 de taxa, o momento está chegando...

Inscrições Enem 2018 serão abertas dia 07 de maio 2018 para participação de candidatos interessados em fazer o exame marcado para dia 04 e 11 de novembro.

Oportunidades para quem fizer o Enem 2018

Participantes que fizerem a prova nacional em 2018 serão avaliados e os que conseguirem a média vão poder participar de processos seletivos como SISU, Prouni e Fies 2018 e assim conseguirem ingressar na instituição pública ou privada da educação superior ou concorrerem cursos técnicos gratuitos, como por exemplo, os cursos ofertados pelo Senai BA.

Sistema de Seleção Unificada – SISU é o primeiro a abrir inscrições e nesse período é que os institutos e centros federais e universidades públicas oferecem suas vagas em cursos de graduação, reservadas para egressos do Enem.

Depois da oferta de vagas em cursos superiores gratuitos é a vez do Prouni, que abre inscrição para acesso às bolsas de estudo integrais e parciais oferecidas em instituições particulares. Assim que passar essa fase o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil abre inscrição.

Todos que participarem dos processos seletivos anteriores podem participar do Fies, caso não consiga curso grátis, ou, se conseguiu bolsa parcial do Prouni (50% do valor do curso) pode financiar a outra parte da mensalidade do curso pelo Fies.

Esta é uma excelente combinação de oportunidades do Mec, que tem como propósito ajudar a todos que sonham em entrar na faculdade. Com todas essas opções o aluno consegue vaga de uma forma ou de outra e assim fazer o curso que tanto deseja.

Importante você saber

O Enem serve para avaliar o desempenho do estudante e a média adquirida no exame é a soma de todos os pontos obtidos na prova de conhecimentos gerais e redação. Quem consegue a pontuação mínima pode participar de um dos processos seletivos que utilizam as notas do Enem, mas isso não quer dizer que vai conseguir a vaga. Vão ficando à frente na seleção os candidatos com as maiores notas até que todas as vagas por curso e turno sejam preenchidas.

Estudar para o Enem

Para conseguir uma boa pontuação no exame é necessário estudar bastante. Estudantes do ensino médio têm uma vantagem pois ainda estão estudando, já os candidatos que terminaram os estudos há muito tempo precisam se dedicar muito mais.

Há muitos cursinhos preparatórios gratuitos para o Enem que podem ajudar os estudantes, como o Hora do Enem – tvescola.mec.gov.br/tve, plataforma de estudo online criada pelo Mec. Têm também as aulas gratuitas do Telecurso educacao.globo.com/telecurso que são ótimas e todos podem ter acesso.

O que estudar para o Enem – história, geografia, sociologia, filosofia, química, biologia, física, matemática, português, inglês ou espanhol, artes, educação física e informática. Para a redação o estudante deve treinar leitura e a escrita. Na hora de fazer o texto o estudante precisa ter atenção no tema proposto, forma de escrever que deve ser formalmente, coesão e coerência, pontuação, interpretação e tamanho do texto (máximo 30 linhas). Tudo isso será avaliado por várias pessoas.

Incrições

Serão abertas dia 07 de maio no site enem.inep.gov.br/participante e seguem até 18 de maio 2018. Taxa de inscrição de R$ 85.

Isenção da taxa do Enem 2018 pode ser solicitada pelos estudantes de escola pública que estão fazendo o último ano do ensino médio, candidatos que passaram no Encceja 2017, egressos de escola pública e de escola privada onde estudaram por meio de bolsa, candidatos cadastrados no Cadúnico e pessoas de baixa renda de 02 a 11 de abril 2018.

Quem conseguiu a isenção em 2017 e não compareceu nos dois dias de prova 2017 deve justificar sua ausência de 02 a 11 de abril, para poder conseguir a isenção 2018.

Provas do Enem 2018 serão aplicadas dia 04 de novembro e em 11 de novembro 2018 em lugares a serem informados nos cartões de confirmação de inscrição, disponíveis em outubro 2018.

O que muda no Enem 2018

No segundo dia de prova, dia 11/11, os candidatos vão poder contar com meia hora a mais para responder as questões das provas de Ciências da Natureza e Matemática, que começam às 13:30 e terminam às 18:30. No primeiro dia de prova o horário não muda, as provas serão aplicadas das 13:30 às 19:00.

Confira novidades do Enem 2018, aqui : portal.mec.gov.br

Para conferir estas e outras informações, acesse o edital publicado no site enem.inep.gov.br


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE